Deputados da Frencoop defendem projeto que moderniza Lei dos Agrotóxicos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Plenário da Câmara dos Deputados foi transformado, em 16/09, em Comissão Geral para debater todas as questões que envolvem os pesticidas no Brasil. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sem a utilização dessas moléculas a perda da produção nacional pode ser de 20% a 40%.

Em sua fala, o Deputado Federal Sérgio Souza (MDB/PR), membro da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), lembrou que existem vários estudos demonstrando que não restam, nos alimentos, resíduos nocivos à saúde.

Durante a Comissão Geral, o professor e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), Mauro Osaki, explicou que a não utilização dos pesticidas nas lavouras traria grandes impactos. Segundo Lucílio Alves, também professor da USP, o prejuízo não seria apenas ambiental, mas econômico. Reginaldo Minaré, Coordenador de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), defendeu a necessidade de mudança na atual Lei dos Agrotóxicos.

O Deputado Federal Luiz Nishimori (PL/PR) é o Relator do Projeto que trata do assunto. Foi ele quem comandou a Comissão Geral e, mais uma vez, defendeu a modernização da Lei dos Pesticidas. Nishimori também é membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo.



baixar icon

Conteúdos Relacionados