Cresce expectativa pelo reconhecimento internacional do PR como Área Livre de Aftosa sem Vacinação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A parceria entre os setores público e privado e o aprimoramento do serviço de defesa agropecuária estão ajudando o Paraná a acessar novos mercados de carnes. O reconhecimento nacional como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, conquistado em 2020, e o excelente status sanitário dos rebanhos paranaenses, são indicativos do potencial de crescimento da economia do Estado.

A Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e as entidades que representam os produtores de proteína animal, têm trabalhado em conjunto ao longo dos últimos anos pela elevação desse status, na busca por melhor remuneração para os produtores. Agora, a expectativa é obter o reconhecimento internacional na OIE, a Organização Mundial da Saúde Animal, como explicou o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins.

Em 2019, a produção de proteínas animais foi protagonista do VBP, o Valor Bruto da Produção Agropecuária do Paraná. O faturamento da pecuária registrou o maior valor real e maior participação percentual na composição do VBP. O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, destacou que os resultados foram positivos também em 2020, apesar do ano atípico.

Saiba mais: www.aen.pr.gov.br

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do Repórter Wyllian Soppa, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.



baixar icon

Conteúdos Relacionados