Cooperativas são destaque na economia paranaense

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cada ano, as cooperativas reforçam sua posição de destaque na economia do Paraná. Segundo dados do Sistema Ocepar elas faturaram R$ 41 bilhões no primeiro semestre de 2019. As 222 cooperativas registradas no Sistema Ocepar ainda contabilizaram altas de 1,3% nos ativos, 9,56% no número de funcionários e 12% na quantidade de cooperados, além de sobras de R$ 1,7 bilhões (crescimento de 58,9%).

O crescimento do setor cooperativista está embasado em dois pilares: a constante capitalização e investimentos do setor. O Diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, afirma que o acesso coletivo às linhas de crédito permite que os agricultores associados a cooperativas se fortaleçam com segurança, através da economia de escala.

A previsão do setor é investir 2 bilhões e 140 milhões de reais na próxima safra, sendo que 56% desse montante será em agroindústria, 34% em infraestrutura e 11% em serviços estratégicos. De acordo com o Superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, parte dos recursos para investimentos vai ser tomado junto a instituições financeiras, como o BRDE.

Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná



baixar icon

Conteúdos Relacionados