Cooperativas e Cepea se reúnem para discutir nova metodologia de pesquisa de preço para setor leiteiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em 02/10, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, representantes de cooperativas agropecuárias reuniram-se com a Pesquisadora Natália Grigol, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que faz parte da equipe que estuda a formação de preços no setor de pecuária leiteira.

O objetivo do encontro foi discutir meios de engajar um número maior de cooperativas do Paraná na amostragem da pesquisa. Com nova metodologia desde janeiro de 2019, o levantamento passou a coletar dados detalhados por produtor, o que, segundo Natália, confere mais precisão às informações.

Atualmente, em todo o Brasil, os pesquisadores coletam dados de produtores que entregam leite em 55 indústrias e cooperativas. No Paraná, fazem parte da amostra três cooperativas e três empresas, que respondem por cerca de 30% da produção leiteira do Estado. O desafio agora é ampliar a base da pesquisa.

O Cepea é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), localizada em Piracicaba. É um grupo de pesquisas, com cerca de 150 profissionais, registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com o apoio financeiro e parceria da OCB e da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), o Cepea está aplicando a nova metodologia para o cálculo do preço do leite ao produtor.



baixar icon

Conteúdos Relacionados