Cooperativas criam força tarefa para combater a cigarrinha no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A ocorrência de cigarrinha nas lavouras de milho e os consequentes enfezamentos vermelho e pálido têm afetado a produtividade da safra no Paraná. Preocupadas com a situação, as cooperativas agropecuárias estudam um trabalho conjunto para combater o problema. A proposta do que pode ser feito foi discutida na manhã desta terça-feira (18/08), no Fórum Agronômico coordenado pelo Sistema Ocepar.

A força tarefa contra a cigarrinha no Paraná deve ter participação de cooperativas, instituto de pesquisas e extensão, e de empresas fornecedoras de híbridos. "O objetivo é criar um grupo de trabalho para pensar em estratégias de manejo e estruturar um projeto contínuo de orientação aos produtores, monitoramento, compilação dos dados e divulgação dos resultados", disse o analista Técnico da Ocepar, Jhony Moller.

O coordenador técnico da Cocamar, Rodrigo Sakurada, lembra que o Paraná tem histórico de infestação cigarrinhas nas lavouras do estado. Segundo ele, o departamento técnico da cooperativa adotou algumas medidas nesta safra, entre as quais, uma janela de plantio mais reduzida, busca por híbridos mais tolerantes e o controle químico, além de plantar no mesmo dia o que os vizinhos estavam plantando. Comparado a 2019, o resultado foi melhor.

É um trabalho que parece ser bem amplo, mas se conseguirmos concentrar, planejar e trazer para a nossa realidade, vamos conseguir ser mais efetivos no manejo dessa doença, completou o Gerente Técnico da Copacol, Tiago Madalosso.

Após a apresentação da proposta de manejo contra a cigarrinha, o fórum trouxe o relato dos desafios enfrentados nas últimas duas safras, com representantes das cooperativas Coasul, Nova Produtiva, Coamo e Coopavel. A programação contemplou ainda o debate sobre infestação, controle e problemas provocados pela doença no milho, com a participação de profissionais do IDR-Iapar. Na sequência, representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) falaram sobre as ações da entidade.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

Conteúdos Relacionados