Comissão aprova crédito para investimento em irrigação e armazenamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara aprovou projeto (PL 2636/21) que cria linha de crédito rural para o investimento em sistemas de irrigação e em construção e modernização de armazéns.

O financiamento vai beneficiar produtores rurais com propriedades de até 500 hectares. E pode ser usado para projetos de implantação, ampliação e reforma de infraestrutura de captação, armazenamento e distribuição de água, inclusive aquisição de reservatórios e equipamentos de irrigação. O crédito também pode servir para a construção e ampliação de silos e armazéns.

Os produtores rurais vão ter 15 anos para pagar o empréstimo, com três anos de carência. E a taxa de juros poderá ser pré-fixada em até 3% ao ano ou pós-fixada a 1,33% mais fator de reajuste monetário.

O relator do projeto na Comissão de Agricultura, deputado Juarez Costa (MDB-MT), destacou a importância de incentivar a ampliação da capacidade de armazenagem, que não tem acompanhado aumento da produção. E defendeu o uso da irrigação por se tratar de sistema que eleva a produtividade agrícola.

O autor da proposta, deputado Marcelo Brum (PSL-RS), ressaltou que a criação do crédito pode dar segurança ao produtor rural. Ele também lembrou que ainda é baixo o número de propriedades que têm armazéns próprios no Brasil.

A proposta que cria crédito rural para investimento em irrigação e armazenamento ainda vai ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. E, se aprovada, deve seguir para o Senado Federal.

Com informações do Repórter Silvério Rios, da Rádio Câmara.
www.camara.leg.br/radio/radioagencia/845198-comissao-aprova-credito-para-investimento-em-irrigacao-e-armazenamento/



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados