Chanceler anuncia que Brasil negocia com EUA mais acesso a fertilizantes do Irã

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Itamaraty continua negociando com o Chefe do Departamento de Estado dos EUA, Anthony Blinken, uma trégua que permita a compra, por parte de empresas brasileiras, de fertilizantes do Irã. Essas negociações são necessárias porque os EUA impuseram sanções contra o Irã, e por isso as empresas brasileiras não se sentem seguras para adquirir fertilizantes iranianos — negócios com o Irã podem levar a punições por parte dos EUA a qualquer empresa que negocie uma série de produtos com essa nação asiática. Foi o que informou o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado nesta quarta-feira (6).

A Presidente da CRE, senadora Kátia Abreu (PP-TO), disse que é "um absurdo" o Brasil, nas condições que possui, ter dependência externa de fertilizantes. Ela também defendeu que se busque rapidamente a paz entre russos e ucranianos.

Por iniciativa de Kátia Abreu, a CRE realizará uma audiência pública em breve sobre a questão dos fertilizantes, buscando reunir representantes do governo e da sociedade civil. Ao responder à senadora, Carlos França destacou que, além de abrir a janela de negociações com o Irã, o Brasil também vem negociando a compra de excedentes de fertilizantes do Canadá, da Nigéria e do Marrocos.
Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo
Com informações da Agência Senado e da Rádio Senado.
www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/04/06/brasil-negocia-com-eua-mais-acesso-a-fertilizantes-do-ira-anuncia-chanceler-1



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados