Boa recuperação da safra vai contribuir para o crescimento paranaense

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O PIB, Produto Interno Bruto, do Paraná cresceu 1% no terceiro trimestre do ano passado, em relação ao mesmo período de 2018, e 0,1% na comparação com o segundo trimestre do ano. Foi a segunda variação positiva seguida, de acordo com dados do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. No acumulado dos primeiros nove meses do ano passado, o PIB paranaense avançou 0,13%, puxado principalmente pela expansão da produção industrial.

A projeção para o PIB estadual para o ano inteiro de 2019 é de crescimento de 0,7%, em contraste com a queda de 0,4% observada em 2018 e nos três dos últimos cinco anos já analisados. Segundo análise do Ipardes, a projeção para o ano leva em conta a continuidade do dinamismo da produção industrial, a retomada do consumo, o aumento da produção de energia elétrica e a estabilidade climática para o agronegócio, o que ajuda a impulsionar o setor de comércio e serviços.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a produção que o Paraná está na vitrine e, aos poucos, reverte a trajetória negativa da economia.

O pesquisador Daniel Nojima, diretor de Estatística do Ipardes, aponta que o clima deve permitir uma boa recuperação da primeira safra de grãos neste ano, o que contribui para o crescimento paranaense ao longo dos próximos trimestres.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado e serve para medir a evolução da economia.
Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo
Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná



baixar icon

Conteúdos Relacionados