Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou em 28/08 o economista Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central. Galípolo atualmente faz parte da Diretoria do BC e atua como Secretário Executivo do Ministério da Fazenda. A indicação foi anunciada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Governo ainda tem 3 indicações de nomes para compor a Diretoria do Banco Central e anunciou que fará isso até o final do ano.

Após ser escolhido pelo Presidente da República, o indicado para a Presidência do Banco Central precisa do aval do Senado para assumir o cargo, conforme prevê a Constituição. No Senado, o indicado passa por uma "sabatina de aprovação" na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Após a sabatina, o nome do indicado, junto com as informações coletadas durante a entrevista, é encaminhado ao Plenário do Senado Federal. Para ser aprovado como Presidente do Banco Central, o indicado precisa de 41 votos favoráveis dos 81 possíveis para ter sua nomeação confirmada.

O Banco Central é uma autarquia do Poder Executivo Federal, caracterizada pela ausência de vinculação a Ministérios, pois, a partir de 2021, passou a ter autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira. Seu objetivo fundamental é assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o App “PRCoop News”
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar

 

Conteúdos Relacionados