Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro em 2024 marcou a 19ª edição do Encontro do Grupo dos Vinte (G20) e aconteceu entre os dias 18 e 19 de novembro, tendo como sede o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Este evento representou a primeira vez que o Brasil recebeu o encontro, um marco significativo para sua diplomacia multilateral.
O encontro do G20 em novembro de 2024, no Brasil, foi o ápice de um processo que se desenvolveu ao longo de todo o ano. Pautas, discussões, acordos e consensos foram construídos gradualmente, culminando na Declaração de Líderes, divulgada ao final do evento. Especialistas apontam que as declarações do G20 não impactam as economias dos países de forma imediata, mas produzem efeitos no estabelecimento de políticas de longo prazo.
Durante sua liderança do grupo, o Brasil articulou avanços significativos no combate à fome e na redução das desigualdades. Uma das principais conquistas foi o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. No entanto, o documento final convoca todos os países membros a adotar políticas nas áreas de igualdade de gênero e raça, eficiência energética e inteligência artificial.
No que diz respeito à inteligência artificial, os líderes reconheceram simultaneamente seu potencial econômico e seus riscos éticos, decidindo pela criação de uma Instância de Alto Nível para a governança da tecnologia. Ao final do evento, o Brasil transferiu a presidência do grupo para a África do Sul, que será responsável por liderar o G20 no próximo ano.
Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o App “PRCoop News”
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar