Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As Eleições Municipais de 2024 tiveram um impacto significativo na política nacional, evidenciando não apenas o crescimento de partidos estratégicos, mas também as consequências da cláusula de desempenho, que continua a moldar o cenário político brasileiro. A cláusula, que estabelece exigências mínimas de votos ou cadeiras para a Câmara dos Deputados para que os partidos tenham acesso ao fundo partidário e tempo de propaganda, forçou, e forçará, a fusão ou extinção de partidos menores, favorecendo as legendas com maior capilaridade. Isso consolidou ainda mais o poder de agremiações grandes e intermediárias, que dominaram a disputa municipal e reforçaram suas posições na  política nacional.

Analistas apontam para a necessidade de uma inevitável reforma ministerial significativa, com a redistribuição de espaços de poder entre partidos estratégicos. O objetivo é consolidar uma base sólida no Congresso, especialmente na Câmara dos Deputados, em meio à crescente influência do Centrão. Esse cenário também impulsiona a distribuição de emendas, que garantiram taxa de sucesso de mais de 80% na reeleição de prefeitos, reforçando a necessidade de reajustes na composição ministerial e no relacionamento com novos aliados políticos.

Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br

Baixe o App “PRCoop News”

Siga nas redes sociais: @sistemaocepar

 

 

 

Conteúdos Relacionados