Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A mais antiga democracia-liberal do mundo realizou a etapa final de eleições diretas do seu processo eleitoral nesta terça-feira 05/11/2024. Os estadunidenses foram às urnas nos 50 estados da federação e 2 territórios federais (Porto Rico e Washington D.C) para eleger o novo presidente, deputados federais, 1/3 do Senado Federal, e no caso de alguns estados, governadores e plebiscitos locais. Essas eleições marcaram a volta à disputa eleitoral do ex- presidente Donald Trump (REP), e uma candidatura democrata que substituiu o atual presidente e candidato natural, a nomeada em convenção Kamala Harris.

As eleições americanas são eventos de grande relevância global devido ao papel central dos Estados Unidos na economia e política internacional. Os resultados dessas eleições podem impactar tratados comerciais, alianças estratégicas e a abordagem de questões globais como mudanças climáticas, transição energética e conflitos regionais. Esse impacto se reflete em mercados financeiros e decisões políticas ao redor do mundo.

Donald Trump venceu nos 7 estados pêndulos que seriam decisivos, nessa eleição: Wisconsin, Nevada, Michigan, Pensilvânia, Carolina do Norte, Arizona e Geórgia, alcançando os delegados suficientes para atingir a maioria no colégio eleitoral. Além da eleição nos estados, diferente de 2016, Trump foi eleito com a maioria dos votos nacionais, quase 5 milhões do total de votos a mais que sua adversária.

Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br

Baixe o App “PRCoop News”

Siga nas redes sociais: @sistemaocepar

  

Conteúdos Relacionados