Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, na manhã desta terça-feira (30/04), o Projeto de Lei nº 847/2025, que trata do aprimoramento na destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A proposta foi aprovada na forma do relatório do senador Rogério Carvalho (PT/SE), que acolheu emenda da senadora Tereza Cristina (PP/MS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). A emenda garante que cooperativas possam ser beneficiárias diretas dos recursos do FNDCT, o que representa um importante avanço institucional. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Sistema OCEPAR seguem atuando junto ao Congresso Nacional e acompanhando de perto a tramitação do projeto.

Nesta semana, os bastidores da política nacional foram agitados por dois importantes movimentos de reorganização partidária: de um lado, PSDB e Podemos caminham para concluir o processo de fusão entre as siglas, que resultará na criação de um novo partido, com nome, sigla e estatuto próprios. Já a federação entre União Brasil e o Progressistas (União Progressista) representa outro modelo de aliança previsto pela legislação eleitoral. Ela permite que dois ou mais partidos atuem de forma unificada por um período mínimo de quatro anos, tanto nas eleições quanto na atividade parlamentar. Ao contrário das coligações, que são temporárias e limitadas ao período eleitoral, as federações exigem alinhamento ideológico e programático duradouro, com atuação conjunta nos legislativos e apresentação de candidaturas compartilhadas.

Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o App “PRCoop News”
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar

 

 

Conteúdos Relacionados