Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O governo anunciou a presidente do PT e deputada paranaense Gleisi Hoffmann como a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), substituindo Alexandre Padilha (PT), que por sua vez assumirá o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. Essas movimentações sinalizam uma estratégia de reposicionamento interno do governo, ainda priorizando da influência petista nos postos estratégicos da articulação política e na gestão da saúde, enquanto mantém o Centrão em uma posição secundária no núcleo ministerial. A cerimônia de posse dos novos Ministros está marcada para 10 de março. Com a nomeação de Gleisi Hoffmann, uma vaga será aberta para o Paraná na Câmara dos Deputados. Quem assume a cadeira deixada na Câmara é a segunda suplente, a vereadora de Londrina Lenir de Assis.
No retorno do recesso de Carnaval, o Congresso Nacional terá como principal prioridade a aprovação do Orçamento de 2025, um tema que se arrasta desde o ano passado devido a impasses jurídicos sobre a destinação de emendas parlamentares. A peça orçamentária, que deveria ter sido aprovada no final de 2024, permanece travada, impactando a liberação de recursos e dificultando a execução de políticas públicas. No entanto, como resultados das ultimas reuniões do colégio de líderes e negociações com o governo, há uma pauta prioritária dos próximos meses anunciadas pelo congresso.
Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o App “PRCoop News”
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar