Atualização do rebanho continua sendo obrigatório no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Todos os animais que transitam pelo Paraná com interesse econômico, necessitando da Guia de Trânsito Animal, precisam ter o cadastro atualizado até o dia 30 do mês que vem. A atualização do rebanho é um procedimento obrigatório e que era feito para o rebanho bovino e bubalino no período da vacinação da Febre Aftosa.

Com a suspensão da vacina, o processo semestral de atualização do rebanho continua para esses pecuaristas e se estende para outros produtores de animais. Segundo o Gerente de Saúde Animal e Fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, o procedimento deve ser feito por todos os produtores de animais com interesse econômico, independentemente de ter ou não bovino na propriedade.

De acordo com Rafael Gonçalves Dias, que também é médico veterinário, o objetivo do cadastro de todos os animais é para ter informações precisas de tudo o que existe de animal na unidade epidemiológica.

A atualização cadastral e do rebanho deve ser feita pelo produtor rural. Pode ser de forma online ou diretamente nas unidades locais da Adapar, sindicatos rurais autorizados ou em escritório de atendimento municipal. Se for online, é preciso se cadastrar na Central de Segurança do Estado do Paraná. O próprio site da Adapar possibilita essa ação, clicando no banner Campanha de Atualização Cadastral.



baixar icon

Conteúdos Relacionados