Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

Com o fim das convenções partidárias no Paraná, o cenário eleitoral de 2026 está definido com 400 candidatos a deputado federal e 661 a deputado estadual. Os números mostram uma menor competitividade em relação às últimas eleições, registrando cerca de 13 candidatos por vaga na Câmara e 12 na Assembleia. A campanha oficial com pedido de votos e divulgação começou no dia 16 de agosto.

Estudo do Sistema Ocepar indica que, com mais de 8,6 milhões de eleitores aptos no estado, o quociente eleitoral deve ficar em torno de 210 mil votos para federal e 116 mil para estadual. O cálculo leva em conta a média histórica de comparecimento e a exclusão de votos brancos e nulos. O quociente serve como principal referência para definir a distribuição das cadeiras entre as chapas partidárias.

Para garantir uma cadeira, estimativas apontam que um candidato a deputado federal precisará de 70 mil a 100 mil votos para entrar na disputa real, podendo passar dos 180 mil entre os mais votados. Já para a Assembleia Legislativa, a votação individual estimada fica entre 45 mil e 60 mil votos. Os modelos estatísticos consideram tanto a votação direta quanto a distribuição de sobras partidárias.

O Informe completo está disponível no site do Sistema Ocepar (www.paranacooperativo.coop.br).

 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.