Featured

Webinar debate papel da inovação no cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

Cerca de 90 pessoas participaram, nessa quinta-feira (20/03), do webinar “Inovação em tempos de incerteza”, promovido pelo Hub Senai Paraná Cooperativo, Sistema Ocepar e Frimesa. O evento debateu o impacto da inovação nos novos cenários econômicos e geopolíticos e sua importância para o cooperativismo.

Os painelistas desta edição foram a consultora líder do Hub Senai Paraná Cooperativo, Danielle Nishitani, e o presidente executivo da Frimesa Cooperativa Central e diretor da Ocepar, Elias José Zydek. O debate contou com mediação do coordenador de Inovação da Frimesa Cooperativa Central, Quirino Vilas Boas. “Muitas cooperativas estão em momentos diferentes da inovação. Em eventos como esse, todos podem entender como ela pode ser implementada”, disse.

Para o analista técnico do Sistema Ocepar Jaffer Besen, a inovação está muito presente no dia a dia das cooperativas, e por isso é importante estabelecer parcerias com entidades como o Senai. “Esse é um momento para difundir e divulgar nossas ações. Sabemos da importância que as cooperativas têm no desenvolvimento do estado”, destacou.

Cenário do Japão

Um dos assuntos tratados por Nishitani foi a relação comercial entre o Brasil e o Japão, especialmente a abertura de mercado para carne suína brasileira. “A nossa expectativa é grande sobre este processo de negociação com o governo japonês e a interlocução com as cooperativas paranaenses”.

Ela compartilhou sua experiência em visita técnica ao Japão, onde conheceu cooperativas, empresas de tecnologia, os incentivos do governo japonês para agricultores, e notou como a tecnologia e a inovação são recursos que tornam a agricultura uma atividade menos penosa, o que ajuda a renovar a mão-de-obra. “Eles estão conseguindo captar produtores jovens agregando muita tecnologia e muita diversificação”, explicou. Nishitani também destacou a força do cooperativismo no mundo. “A gente muda de país, mas os nossos preceitos, a nossa filosofia, e a forma como a gente se dispõe a fazer cooperativismo é a mesma”.

Frimesa

Zydek parabenizou o Sistema Ocepar e o Senai pela organização do evento e apresentou as iniciativas já desenvolvidas pela Frimesa, incluindo investimento na modernização de fábricas. “Em um mundo em ebulição, não tem como não implementarmos a inovação. Estamos trabalhando há cerca de 10 anos neste tema”, afirmou.

A cooperativa tem um setor dedicado à Gestão da Inovação, que promove o desenvolvimento de novas soluções, a modernização de processos e a conexão com ecossistemas de pesquisa e tecnologia. Além disso, desenvolve parcerias com instituições de Ciência e Tecnologia, universidades e centros de pesquisa.

A inovação envolve ainda um planejamento estratégico, que ajuda a garantir compromissos claros e mensuráveis no que diz respeito principalmente a ESG. “Teremos muito trabalho e oportunidades de evoluir na área de inovação no cooperativismo. Isso é bom para as empresas e para todo mundo”, concluiu.

Conteúdos Relacionados