Unimed premia equipes de colaboradores que desenvolveram soluções inovadoras para a assistência à saúde
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Unimed do Brasil divulgou o resultado do Acelera Unimed, programa para impulsionar o desenvolvimento de ideias inovadoras, com potencial de transformação de negócios, entre os médicos cooperados e colaboradores das cooperativas e empresas que formam o Sistema Unimed. Ao todo, a iniciativa teve 170 ideias inscritas, de equipes formadas por cerca de 200 profissionais de 58 cooperativas Unimed.
A ideia vencedora foi a da equipe da Unimed Criciúma, formada por Rozeli da Silva Milanezi, Luanna Flávia Brandão Martins e Lucas Bonfante Rebelo. Os colaboradores desenvolveram uma solução para melhorias no processo de intercâmbio, pelo qual uma cooperativa realiza atendimento a beneficiários de outras operadoras do Sistema Unimed. A ideia foi reconhecida em uma categoria especial do Prêmio Inova+Saúde.
Também esteve entre as finalistas a equipe da Unimed Curitiba, composta por Gabrielle Muller Grollmann, Andreia Braga Busmeyer e Renata de Souza Vitorino, que trabalhou com a gestão integrada do redimensionamento da rede de assistência, e a da Unimed do Ceará, formada por Inacio Dutra de Melo Junior, David Clifte da Silva Vieira e Jefferson Freitas, que desenvolveu uma solução para o redirecionamento inteligente de exames.
Lançado em abril, o Acelera Unimed teve a duração de seis meses, período em que os profissionais inscreveram suas ideias e puderam desenvolvê-las, com trilhas de aprendizado, vivência com especialistas da Innoscience – parceira na iniciativa e do Sistema Unimed, acesso a ferramentas tecnológicas e desenvolvimento de protótipos. O programa foi coordenado pelo Lab – Hub Unimed, centro de inovação da Unimed do Brasil.
De acordo com Carolline Andresi, coordenadora de Inovação da Unimed do Brasil, o Acelera Unimed foi uma excelente oportunidade de treinamento para os mais de 140 mil colaboradores do Sistema Unimed, que puderam não apenas propor suas ideias, mas também desenvolvê-las com apoio de especialistas e ferramentas de inovação.
“Esse programa mostrou o quanto nossos colaboradores têm a capacidade de criar soluções que gerem valor para a saúde suplementar e melhorem a experiência dos nossos beneficiários. Estamos muito orgulhosos do resultado e animados para o Acelera Unimed 2025, que contará com ainda mais participação das federações e dos hubs de inovação”, afirma Carolline.
O Acelera Unimed 2025 já está em andamento, trazendo ainda mais envolvimento das federações e áreas de inovação para gerar soluções que impactem positivamente a saúde no Brasil.
Sobre a Unimed
Em mais de 56 anos de atuação, a Unimed se destaca na liderança do setor de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 340 cooperativas médicas e empresas, que estão presentes em nove de cada dez cidades brasileiras e atendem a 20,5 milhões de pessoas em planos de saúde e odontológicos. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera cerca de 150 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, com 30 mil estabelecimentos parceiros, além da rede própria, formada por 163 hospitais e hospitais-dia, 86 unidades de urgência e emergência, 509 clínicas, 42 centros de diagnósticos, 68 laboratórios e 96 serviços de terapias especiais, entre outros. Toda essa operação injetou no sistema de saúde brasileiro mais de R$ 87 bilhões em 2023, com a realização de 631 milhões de eventos assistenciais (consultas, exames, internações e outros procedimentos) no ano.
IDSS
As cooperativas Unimed também são destaque no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), avaliação oficial da ANS para o setor. Das 25 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima no IDSS 2023 (ano-base 2022), 20 são Unimed. Além disso, 234 Unimeds foram classificadas nas duas melhores faixas de pontuação, incluindo a operadora de planos odontológicos Unimed Odonto e a operação de saúde da Seguros Unimed. (Assessoria de Imprensa Unimed do Brasil)