UNIMED COSTA OESTE: Colaboradores participam de treinamento sobre parada cardiorrespiratória em pediatria
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A ocorrência de parada cardiorrespiratória (PCR) em uma criança não é comum. Mas as sequelas que essa situação pode deixar são grandes, caso o atendimento não seja rápido e eficiente. Neste sentido, colaboradores do Hospital Geral Unimed (HGU) e Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) dos setores administrativo, enfermaria, fisioterapia e médicos da pediatria participaram de um treinamento realizado sobre PCR e ressuscitação (RPC), no auditório da Unimed Oeste, nos dias 16 e 17 de agosto, em Toledo (PR).
Instrutoras - A ação foi conduzida pelas médicas pediatras Talitta Carvalho Fonseca, Jaqueline Machado Oliveira e Juliana Dias, que repassaram conceitos técnicos sobre as características da parada cardiorrespiratória e os procedimentos de ressuscitação como manobras, manuseio, medicamentos e intubação. Além disso, elas orientaram os participantes - mais de 80 profissionais - a executarem na prática os procedimentos. “Repassamos as novidades no protocolo de parada e exercitamos uma situação com os bonecos de treinamento, pois a proatividade dos profissionais é importante para que os riscos sejam minimizados”, destaca Dra. Talitta, responsável pela pediatria do HGU de Toledo.
Confiante - A assistente de faturamento Fátima Halmenschlager, que estuda para ser uma técnica em enfermagem, disse que após o treinamento sente-se confiante em auxiliar os demais profissionais em uma situação de PCR. “Cada pessoa pode ajudar, mas é importante saber o que fazer para colaborar e não atrapalhar”, relata. A enfermeira Taiane da Silva compartilha dessa mesma sensação pós-treinamento. “No momento de uma parada, todos devem saber o que fazer, conduzido por um líder e cada um desempenhando um papel importante na vida de uma criança”, destaca. (Imprensa Unimed Costa Oeste)