PRECIPITAÇÃO III: Umidade deixa trigo suscetível a doenças

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A fragilidade da espiga do trigo também deixa o cereal suscetível às chuvas. "As condições climáticas são preocupantes, pois percebemos que está aumentando a incidência de doenças na planta", relata Otmar Hubner, do Deral. "Caso as precipitações continuem, poderemos ter perdas na colheita."

Plantio - No Paraná, o período de plantio do trigo está praticamente encerrado. Apenas 1% da área destinada - na Região Sul - ainda espera as sementes, onde as chuvas obrigaram os agricultores a suspender o trabalho.  "Água em excesso se torna um obstáculo para o desenvolvimento da planta, pois atrapalha a absorção de nutrientes e bloqueia a luminosidade do sol. O trigo também pode acamar", diz Hubner.

Colheita - A colheita no Paraná começa em agosto, na região Norte, e deve gerar um total de 3,37 milhões de toneladas. "Em 2008 tivemos perdas na safra e, mesmo assim, alcançamos recorde de produtividade. Acredito que algo parecido possa ocorrer neste ano", analisa o agrônomo.

Ceasa - Levantamento da Ceasa demonstra que o preço dos hortifrutigranjeiros respondeu ao clima chuvoso. A pesquisa analisou a cotação de 30 produtos. Na média, houve aumento de 7,44%. O tomate foi o produto que registrou o maior aumento. Ficou 43% mais caro. Em seguida aparecem a abóbora (33%) e a batata (28%). "O tomate está em período de entressafra na Região Metropolitana de Curitiba e a batata está com a colheita prejudicada pela chuva. A demanda está sendo suprida pela produção de outros estados e o transporte encarece o preço final", explica Valério Borba, gerente da Ceasa Paraná. Porém, vegetais como alface e couve-flor, mais vulneráveis a alterações de clima, tiveram queda no preço. Segundo Borba, "os produtores resolveram aumentar a oferta ao perceber que poderiam perder parte da safra por causa das chuvas." (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados