Parceira da Cocamar, fazenda em Iporã (PR) registra fato raro na pecuária
Um acontecimento incomum na pecuária foi registrado no dia 7 de julho em Iporã (PR), em uma das fazendas da Agropecuária BBL, especializada em cria: o parto de quatro bezerros de uma mesma mãe da raça nelore.
Dos quatro, os três primeiros a nascerem – uma fêmea e dois machos – não tiveram nenhum problema e encontram-se saudáveis, enquanto o último, uma fêmea, não resistiu.
Surpresa
Morador em Curitiba, o proprietário Luiz Bispo Bezerra, cooperado da Cocamar, conta ter ficado surpreso ao receber a notícia e, como faz todos os meses, deslocou-se até Iporã, no extremo noroeste do estado, acompanhado de familiares. Entre eles, a filha Lorena, formada em administração de empresas, que responde pelo gerenciamento financeiro.
“É corriqueiro o nascimento de gêmeos, aqui mesmo na fazenda temos um histórico assim, mas nunca eu tinha ouvido falar em quadrigêmeos”, afirma Luiz, que precisou, às pressas, adquirir duas vacas leiteiras jersey para a amamentação dos bezerros.
Segundo uma pesquisa, a probabilidade de nascerem quatro produtos em um mesmo parto bovino é uma em 180 milhões.
Animais bem tratados
Esse fato, segundo Luiz, não foi provocado por nenhum tipo de intervenção, em especial. “A vaca é uma nelore comercial de cinco anos, já em sua terceira gestação, na fazenda desde novilha, que foi submetida a IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) como tantas outras da propriedade e recebe o mesmo tipo de alimentação. Todos os nossos animais são muito bem tratados em nutrição”, informa o produtor.
O médico-veterinário Edmilson Borsato, que assessora a Agropecuária em reprodução bovina, diz que alguns fatores podem ter contribuído para o nascimento de quádruplos. Além da questão alimentar e nutricional, e do fato de o plantel ser formado por matrizes altamente reprodutivas, a IATF aumenta naturalmente a possibilidade de partos gemelares, mas não a ponto, garante ele, de nascerem quatro produtos no mesmo parto, como se viu.
São 700 matrizes no total, das quais 180 Puras de Origem (PO), sendo os bezerros – frutos de cruzamento industrial com angus e nelore - destinados à comercialização, havendo filas para a aquisição das desmamas.
Aprimoramento
O objetivo da Agropecuária é, em quatro anos, deixar de comprar matrizes e touros para contar exclusivamente com o próprio plantel. “Investimos no constante aprimoramento do rebanho para ofertar os melhores animais ao mercado”, cita o produtor, mencionando virtudes como a precocidade, uma carcaça adequada e uma boa capa de gordura. “Queremos produzir animais de alta qualidade e contribuir para o desenvolvimento da pecuária brasileira”, afirma Luiz.
Empreendedorismo
Em visita à propriedade, o supervisor Comercial de Insumos Pecuários da Cocamar, zootecnista Luis Pangoni, destaca conhecer há bastante tempo o produtor Luiz Bezerra, que participou do programa de produção de carne da cooperativa e agora direciona os seus negócios para cria.
“Ele trabalha com alta tecnologia, é um produtor arrojado que investe em genética, com um padrão racial muito bom, assim como na nutrição dos animais e na adubação dos pastos, mantendo uma lotação bem acima da média, entre três e quatro vacas por alqueire”, pontua.
Como o produtor soma todos esses atributos, maximiza os seus resultados, diz Luis, ao ressaltar que os animais são desmamados, em média, com peso entre 300 e 350 quilos.
Uma cooperativa boa de trabalhar
Sobre o atendimento prestado pela Cocamar, o produtor Luiz Bispo Bezerra comenta que são utilizados alguns produtos da cooperativa, com a qual pretende ampliar o relacionamento. “Somos muito bem atendidos pela unidade de Iporã, a Cocamar é uma das organizações mais honestas com as quais já trabalhei”, ressalta, ao mencionar ainda que, em várias oportunidades, comercializou lotes de animais precoces para abate com a Cocamar. E completa: “Nossos animais sempre foram valorizados pela cooperativa, que ainda paga um bônus, nunca tivemos nenhum problema e queremos fortalecer cada vez mais os nossos laços”.
A Agropecuária é assistida tecnicamente pelo médico-veterinário Tiago Gimenes, da Cocamar, sendo os contatos, no dia a dia, mantidos pelo gerente Marcos Antônio, o Marquinhos, há cinco anos prestando seus serviços na propriedade, que observa: “A gente confia muito nos produtos e na orientação técnica especializada da cooperativa”. (Assessoria de Imprensa Cocamar).