No Sistema Ocepar, jovens da Integrada apresentam soluções inovadoras do Programa Connect

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Incentivar e promover inovação para garantir um futuro sustentável e com prosperidade. Esse deve ser o compromisso de quem buscar evoluir. Por isso, cooperativas do Paraná, com apoio do Sistema Ocepar, desenvolvem projetos voltados a práticas inovadoras. Na última quarta-feira (04/11), a Cooperativa Integrada concluiu um de seus programas em Curitiba, durante imersão na sede do Sistema Ocepar.

O grupo, composto por 35 jovens, foi recepcionado pelo Superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti. “Estou aqui para parabenizar a iniciativa da Integrada. A gente acredita nisto: juventude para dar prosseguimento a todo trabalho. Estamos juntos no dia a dia, especialmente com o Sescoop (Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo), com treinamento e capacitação. Estamos integrados 100%", ressaltou.

O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Roberto Macioski, destacou a relevância do evento. "Trabalhamos a questão da cultura da inovação. É muito importante a gente participar deste momento. Fiz questão de estar presente neste dia para prestigiar todos vocês”, afirmou. 

Programa Connect

Os jovens da cooperativa concluíram o Programa Connect 2024, iniciativa criada em 2019 sob dois pilares: governança e inovação. O diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, refletiu sobre a importância do engajamento da nova geração. “Quem começa no grupo de jovens nunca mais sai do cooperativismo. Falo por mim. Comecei, particularmente, no grupo de jovens da cooperativa há mais de 50 anos, com 14 anos. De lá para cá, nunca mais deixei o cooperativismo. Nós estamos aqui na Ocepar porque temos uma ligação muito forte. Há 29 anos, no dia 6 de dezembro, quem nos apoiou no início foi a Ocepar. Sempre que foi preciso, pedimos auxílio e sempre fomos atendidos. É um elo muito forte.”

Durante a manhã, os 35 jovens da cooperativa apresentaram projetos de conclusão do Programa Connect. Ao longo de 2024, eles foram instigados a propor solução inovadora para problemas identificados em suas regiões. Foram quatro encontros presenciais para que eles pudessem desenvolver os projetos. O coordenador de Cooperativismo e Relacionamento da Integrada, Pedro Crusiol, afirma que se surpreendeu com os resultados. “No programa Connect, temos jovens cooperados, filhos e filhas de cooperados. Os 35 que estão aqui representam 80, no total, de várias regiões do Paraná. Eles fizeram a jornada maker, que é mão na massa. A qualidade do trabalho ficou muito bacana. São protótipos muito bem estruturados, num nível de dedicação e construção técnica que a gente não imaginava.”

Dez grupos fizeram apresentação de seus trabalhos e foram avaliados por uma banca. No final, houve premiação de três grupos, conforme nota dos jurados. A Gabriely Gonçalves, de 19 anos, faz parte do grupo Solo Tec, que desenvolveu um protótipo que aponta as condições meteorológicas de uma região. O grupo ficou em primeiro lugar. “De início, a gente ficou surpresa devido à qualidade dos outros projetos, mas foi muito gratificante ver que a nossa ideia realmente teve um reconhecimento. A gente realmente pôde acrescentar dentro da cooperativa. Então, foi muito gratificante saber que a gente conseguiu o primeiro lugar.”

Frederico Alexandre de Andrade, de 20 anos, é integrante do grupo Umidade de Grãos, que ficou em segundo lugar, com o protótipo desenvolvido para identificar a presença de umidade nos grãos colhidos. Para ele, o aprendizado foi muito grande. “A gente aprende muito. O programa nos incentiva a adquirir novos conhecimentos para a tecnologia e faz com que a gente queira inovar, trazer uma resposta mais sustentável. É algo desafiador desde o primeiro encontro, quando você tem que desenvolver algo do zero”, concluiu. 

Educação Política

Na manhã de quinta-feira (05/12), os jovens participaram de uma ação do programa de Educação Política. Após uma palestra sobre a relevância econômica e social do cooperativismo e sobre a importância da atuação engajada, eles realizaram uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Essa ação é um projeto piloto que nós estamos desenvolvendo com a Cooperativa Integrada para levar os jovens, jovens lideranças da cooperativa, para conhecerem a Assembleia Legislativa do Paraná, que é a casa de leis aqui do estado, onde tramitam projetos muito importantes para o cooperativismo. É uma ação que faz parte do programa de Educação Política, desse processo de conscientização e sensibilização sobre a importância do voto consciente e a participação com neutralidade das cooperativas”, destacou a coordenadora de Relações Institucionais da Ocepar, Daniely Andressa da Silva.

FOTOS: Júlia Duda /  Assessoria Sistema Ocepar e Assessoria Alep

Conteúdos Relacionados