MISSÃO INTERNACIONAL: Ocepar participa de reunião com delegação canadense que veio prospectar negócios no PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A coordenadora da área de Economia e Mercado da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec), Carolina Bianca Teodoro, participou, na quarta-feira passada (20/09), da reunião ocorrida no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, em Curitiba, com a delegação oficial da província de Alberta, no Canadá, que esteve prospectando negócios com os paranaenses. Carolina apresentou dados sobre o cooperativismo no Estado e as possibilidades de parcerias com as cooperativas. A missão foi organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), com apoio da Invest Paraná, agência de atração e promoção de investimentos do Governo, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). Os canadenses estavam interessados em negociar nas seguintes áreas: startups, indústria 4.0, inovação, inteligência artificial, saúde, ciências da vida, energia, tecnologia limpa, agronegócio, smart cities, entre outras.

Memorando - No Palácio Iguaçu, o grupo foi recebido pelo vice-governador Darci Piana. Na oportunidade, foi realizada a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Invest Paraná e a Invest Alberta, agência que desempenha o mesmo papel de atração de negócios para a província canadense.

Oportunidades - Durante o evento, as diversas oportunidades de cooperação entre o Paraná e Alberta foram destacadas nos pronunciamentos, uma vez que os estados possuem muita similaridade. As áreas de agricultura, energia e tecnologia podem ser beneficiadas a partir da união de forças e de expertises de ambas as partes.

Otimista - O secretário de planejamento, Guto Silva, falou que é otimista em acreditar que vão existir cooperação em diversas áreas. Ele relembrou que algumas ações paranaenses para soluções governamentais, de redução de burocracias e de administração pública já estão sendo usadas como exemplo em outros países e regiões, como Portugal. Na Estônia, foram estudadas soluções paranaenses para que pudessem usar essas inovações no continente europeu. Para ele, tudo isso mostra o quão essenciais são as cláusulas e acordos de cooperação para o estado do Paraná, para viabilizar parcerias e trocas de inovações e conhecimento nos setores público e privado.

Relações de cooperação - A diretora operacional da Invest Alberta, Lynette Tremblay, explicou que a província canadense começou relações de cooperação com o Brasil há apenas um ano e que o memorando assinado vai possibilitar que essa relação se estenda ainda mais, a partir do Paraná. “Estamos muito satisfeitos com essa nova oportunidade de cooperação, agora com o Paraná. Há muitas similaridades entre Alberta e o Paraná. Também estamos internacionalizando nossa economia. Portanto, esperamos vir mais vezes para cá”, disse.

Agenda - Logo após a assinatura do memorando no Palácio Iguaçu, o grupo canadense foi recebido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e secretário estadual de Cidades, Eduardo Pimentel, para a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a CBBC, marcando a primeira ação de promoção da capital pela Invest Curitiba, com participação do Invest Alberta.

Visitas - Na quinta-feira (21/09), a comitiva canadense visitou pontos de programas de smart city da prefeitura e atores do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, como incubadoras e aceleradoras, além da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Também houve uma rodada de negócios entre cerca de 50 empresas paranaenses e instituições canadenses na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) mediadas pela Invest Paraná, Invest Alberta e CCBC. O grupo canadense encerrou a visita ao Paraná na sexta-feira (22/09) no Oeste do Paraná, onde fez visita técnica ao Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e se reuniu com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e da Fundação Araucária.

Sobre Alberta - Alberta tem um dos hubs mais importantes de inteligência artificial do mundo e também um grande investimento e rápido desenvolvimento de energias renováveis. Mesmo sendo um estado pouco populoso, possui a economia em maior ascensão do Canadá, além de ser também a província mais acessível financeiramente. Cada vez mais, Alberta visa internacionalizar suas empresas e se abrir para o mundo em termos comerciais, justamente como o Paraná vem fazendo. O grande objetivo da parceria e da missão deles no Brasil foi explorar a troca de internacionalização.

Sobre o Invest Alberta - Trata-se de uma agência de promoção de investimentos que trabalha diretamente com investidores de todo o mundo para iniciar ou expandir a atividade em Aberta. Com equipes em Calgary e Edmonton, juntamente com 11 localizações internacionais em mercados-chave, estabelece a ligação entra a indústria, os parceiros governamentais e as organizações de desenvolvimento econômico e oferece serviços integrados que facilitam o fluxo de investimento para a província. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Conteúdos Relacionados