Featured

Missa Campal abre Show Rural, em Cascavel

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

‘Cheio de cores, de vida, de energia positiva e com uma infinidade de tecnologias que trazem inovação ao campo e ajudam o agricultor a produzir mais e com melhor qualidade’. Assim pode ser definido o Show Rural Coopavel/2026, que, ao realizar sua 38ª edição, também abre o calendário nacional de eventos do agro.

A alegria e a energia positiva remetidas ao ambiente são atribuídas também ao ato de abertura, uma missa solene celebrada às 11h deste domingo, pelo Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel Dom José Mario Scalon Angonese e concelebrada pelo bispo emérito Dom Adelar Baruffi, pelo Padre Marcelo Dalmagro e pelo diácono permanente, Pedro Guerra.

“Aqui podemos perceber uma profunda conexão entre fé, cooperação e agricultura”, ressaltou o bispo em sua homilia, lembrando que o verdadeiro progresso, exemplificado pelo sucesso do evento e da região Oeste do Paraná, não se baseia apenas em tecnologia, mas em valores como partilha, justiça, solidariedade e trabalho conjunto, encapsulados no modelo cooperativista.

Ele enfatizou ainda que “a sinodalidade da Igreja é apresentada como um conceito há décadas vivido pelas cooperativas, onde o cuidado, amor e colaboração são os motores do desenvolvimento sustentável, mais relevantes do que a simples medição de resultados”.

 A celebração, realizada sob a sombra de árvores, no pátio de entrada do parque, contou com presença de centenas de pessoas, que aproveitaram para passear, conhecer alguns experimentos agrícolas e pecuários, bem como curtir a paz que o espaço proporciona.  

Abertura oficial

Ao final da Santa Missa o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, fez seu discurso de abertura. Após cumprimentar as autoridades e o público presente, proferiu agradecimentos a Deus pelo dom da vida e pediu bênçãos para o evento. “Ao declarar aberta mais essa edição do Show Rural Coopavel, destaco a união e o cooperativismo como chaves para fortalecer o trabalho do agricultor, mas também quero dizer que a tecnologia e inovação não devem se sobrepor ao ser humano. A Tecnologia tem que ser vista como alavanca e alicerce para fortalecer sociedade e as pessoas”, disse, dando o tom do que será a semana. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou da abertura, junto com a esposa, Aulicéa Goes Ricken.

A expectativa é de que, entre os dias 9 e 13 de fevereiro passem pelo local dezenas de autoridades, comitivas de diversos países do exterior e quase 400 mil visitantes. Ao todo são 600 expositores em estandes de empresas do Brasil e do exterior, todas ligadas ao agronegócio.

Além dos ensinamentos e da difusão de tecnologias, há a perspectiva dos negócios, que deve atingir mais de R$ 4 bilhões em vendas, entre insumos e maquinários.

Com o tema “A força que vem de dentro”, o Show Rural Coopavel traz alguns diferenciais, tais como o acesso ao parque e o estacionamento gratuitos. 

A inovação também ganha destaque nessa edição de 2026, com o ‘Espaço Impulso’ e a ‘Estação Digital’, considerados polo irradiador de conhecimentos para o campo e para as mais diferentes cadeias do agronegócio.

O evento abordará ainda temas como tecnologia, cibersegurança, inovação e inteligência artificial, oferecendo um panorama completo das soluções que impulsionam o agronegócio. O Show Rural Digital, por sua vez, vai apresentar diversas outras atrações e novidades ao longo da semana.

Polo regional

O evento terá um dia especialmente dedicado ao Ecossistema de Inovação do Oeste do Paraná, com a realização do Iguaçu Valley Show, onde apresentará o Programa Oeste em Desenvolvimento, que define a ambição regional para os próximos anos: tornar a região referência global em tecnologia e conhecimento agregados às proteínas. A meta é transformar o Oeste do Paraná não apenas em produtor de proteína, mas também em gerador de conhecimento e tecnologia a ela associados. (Imprensa Show Rural Coopavel).

Conteúdos Relacionados