INOVAÇÃO: Cooperativismo paranaense ganha Bússola da Transformação Digital; lançamento foi na sexta-feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um workshop promovido virtualmente pelo Sistema Ocepar, na tarde de sexta-feira (21/10), com aproximadamente 50 participantes, entre os quais representantes de 35 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde e transporte, marcou o lançamento da Bússola da Transformação Digital para o Cooperativismo Paranaense. Trata-se do início de uma jornada para promover a cultura da transformação digital no setor, dando sequência ao trabalho envolvendo a inovação, que vem sendo realizado desde 2018 pelo sistema cooperativista no Estado. A iniciativa conta com a parceria do Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, Habitat Senai Agro, Observatório Sistema Fiep e Habitat Senai.

Desdobramento - “Esse é um desdobramento do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, que estamos implementando juntamente com o Sistema Fiep. É um tema muito ‘caro’ para todos nós e o objetivo é intensificar as ações a partir de 2023”, afirmou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Leandro Macioski, ao recepcionar os participantes.

Formação e mentoria - Ainda na abertura, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, destacou que, somando os dois ciclos do Programa de Inovação realizados até o momento, já foram treinados aproximadamente mil profissionais de 70 cooperativas do Paraná, 500 em cada etapa. “Hoje, nós possuímos uma metodologia de trabalho em inovação e agora estamos iniciando essa ação em transformação digital. Vamos começar identificando a situação das cooperativas nessa área e a Bússola é uma ferramenta que vai nos dar uma direção mais assertiva, para que tenhamos condições de organizar um Programa de Formação e Mentoria, que forneça condições às cooperativas de avançar e encontrar soluções para questões importantes na condução de seus negócios”, acrescentou.

Esclarecimentos - Durante o evento, os profissionais do Sistema Fiep trataram de conceitos e aplicações da transformação digital e o seu impacto na competividade das organizações. Também promoveram reflexões sobre vários aspectos ligados ao tema. A gerente de Desenvolvimento de Produtos e Negócios do Observatório, Raquel Valença, destacou a experiência de mais de 10 anos da instituição na área de inovação, lembrando que a ideia desse trabalho conjunto com o Sistema Ocepar é fazer um retrato das cooperativas em relação à transformação digital, começando pela sensibilização das cooperativas em relação à importância da transformação digital no cenário da competividade. Reforçando esse conceito, o pesquisador do Observatório do Sistema Fiep, Augusto Machado, afirmou que esse é um dos grandes três fatores que envolvem a iniciativa.

Potencialização - “A potencialização da competitividade da cooperativa é o primeiro desses fatores, pois ela vai promover esse compartilhamento de práticas sobre tecnologias e princípios e também sobre o comportamento humano no mundo digital. Um segundo aspecto é o de estimular os gestores a colocarem em prática esses primeiros passos para a transformação digital, onde a Bússola oferece orientações sobre o envolvimento e comprometimento dos atores envolvidos no negócio da cooperativa e o terceiro, também muito importante, é o desenvolvimento de competências relacionais focadas na transformação digital, onde nós habilitamos indivíduos, colaboradores e as cooperativas a desenvolverem soluções que possam permitir essa maior proximidade e identificação entre cooperativas e seus clientes”, acrescentou.

Diagnóstico - Machado também orientou os participantes do evento sobre a plataforma que as cooperativas devem acessar para preencher um questionário, cujas informações serão utilizadas para a elaboração de um diagnóstico sobre o grau de maturidade de cada uma em relação à transformação digital. O prazo para responder o levantamento encerra em 4 de novembro. “Esses dados irão dar subsídios para estruturar o Programa de Formação de Mentoria, que será ofertado às cooperativas para que possamos fomentar a cultura da transformação, como fizemos com a inovação. São insumos para implementar ou acelerar as ações que elas já promovem nessa área”, frisou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Leandro Macioski.

Mais um evento - Um outro Workshop de lançamento da Bússola da Transformação Digital para o Cooperativismo Paranaense será realizado no dia 28 de outubro, a partir das 14h, pela plataforma Microsoft Teams, visando oportunizar a participação de mais cooperativas interessadas no assunto. Clique aqui para efetivar a inscrição.

 

Conteúdos Relacionados