Discussões sobre as principais tendências do campo marcam segundo dia da ExpoFrísia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O segundo dia da ExpoFrísia, que aconteceu de forma conjunta com a Arena Digital Agro, na sexta-feira (25/04), foi marcado por encontros de relacionamento, palestras técnicas e julgamentos de gado nas categorias Gado Holandês Vermelho e Branco - Jovem e Adulto. A feira, realizada em Carambeí (PR) também destacou o centenário da Frísia, com entrada e estacionamento gratuitos até sábado (26/04).

Mario Dykstra, superintendente da Frísia, ressalta a importância de eventos como os promovidos pela Cooperativa para a região dos Campos Gerais, conhecida por sua constante inovação. “Ao longo dos primeiros dias tivemos diversas palestras técnicas, desde a área mercadológica de commodities até especialistas que falaram de gestão da propriedade, da importância do monitoramento da fazenda, além de tecnologias desenvolvidas recentemente para os setores agrícolas, pecuária de leite e de suinocultura, e mercado de carbono”, afirma.

Durante o Fórum de Inovação Ocepar, Fabio Viviurka Correia, head de Inovação, explicou o conceito da metodologia do Design Sprint, a importância de se ter um projeto estruturado em fases e como aplicá-lo na prática. “Muitas vezes, a gente só vê o resultado e não vê o caminho. O método tem que ter um começo, um meio e um fim, e este fim, muitas vezes, é um novo começo. A ideia do Design Sprint é a de exercitar, prototipar, testar. Essa ideia de achar que vamos sentar em um projeto um ano e que estará tudo perfeito para daí colocar no mercado não funciona mais. Quando passou os primeiros meses alguém já mudou o projeto, e é assim mesmo. Hoje o mundo está mais dinâmico, as verdades não mais absolutas”, afirma.

Julgamentos

Durante a sexta-feira, também aconteceram julgamentos de gado nas categorias Jovem Holandês Vermelho Branco (HVB) e Adulto HVB. No último dia de feira (26/04), foram avaliadas as categorias Jovem Holandês Preto Branco (HPB) e dulto HPB. A responsável pela organização do julgamento foi a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH). 

“Os julgamentos evidenciam que estamos em uma região tecnificada, em uma das mais expressivas bacias leiteiras do Brasil. Atualmente, contamos com tecnologias como a rastreabilidade e indústrias altamente tecnificadas, que proporcionam mais qualidade na produção e permitem a implementação de boas práticas nas propriedades”, disse Luciano Tonon, especialista de Eventos e Cooperativismo da Frísia.

Saiba mais em www.expofrisia.com.br 

Sobre a Cooperativa Frísia

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga de produção do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Sua trajetória se confunde com a do cooperativismo brasileiro, em que a união, o trabalho e a organização promovem resultados sustentáveis aos cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade, sempre aplicando os sete princípios cooperativistas. A Frísia nasceu em Carambeí (PR), em 1925, como Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, onde está localizada a matriz. Atualmente, está presente em 11 municípios dos Campos Gerais paranaense e possui unidades em três cidades do Tocantins, estado onde começou as atividades em 2016. São mais de mil cooperados e mais de 1,2 mil colaboradores que fazem da Frísia uma das maiores cooperativas do Brasil, com atividades nos segmentos de grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal. Mesmo inovadora e atualizada às rápidas mudanças no campo, a Frísia mantém a sua essência traduzida em “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”! Saiba mais em frisia.coop.br. (Assessoria de Imprensa Frísia

FOTOS: Martha Batista

Conteúdos Relacionados