Copacol lança funcionalidade para emissão de nota fiscal eletrônica agrícola

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Copacol acaba de lançar uma nova funcionalidade no Aplicativo do Cooperado que oferece praticidade e agilidade no dia a dia das famílias que fazem parte da cooperativa. A novidade é a emissão de notas fiscais eletrônicas, feita em qualquer lugar, a hora em que o produtor precisar.

A partir de 2025, passa a ser obrigatória a emissão da nota fiscal eletrônica para pequenos, médios e grandes produtores, através de regulamentação estadual. “Diante da preocupação dos cooperados, pela dificuldade para emissão de notas, concentramos esforços para facilitar essa operação, instalando mais essa funcionalidade no Aplicativo do Cooperado”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Para emissão da nota fiscal eletrônica pelo Aplicativo Cooperado Copacol é necessário criar um certificado digital de produtor rural, realizado nas Unidades de Grãos da Cooperativa. “Estamos à disposição para instruir nossos cooperados sobre o processo de emissão da nota fiscal, além da assistência para a criação do certificado digital. Com essa função no Aplicativo estamos facilitando uma obrigatoriedade para todos os produtores rurais, reduzindo a burocracia ao cooperado, que está focado nos resultados das atividades, e também não pode deixar de lado esses processos importantes”, explica o gerente de Cereais, Adauto Gonçalves Canello.

Com o certificado criado, em menos de cinco minutos, o produtor realiza a nota de transporte eletrônica diretamente do campo. Caso necessário, pelo Aplicativo, ele também pode permitir que um dos colaboradores da propriedade realize esse procedimento. Todos os documentos emitidos ficam armazenados na plataforma, com fácil acesso para consultas.

APP aprovado

O cooperado de Corbélia, Jaime de Souza Pereira, já criou o certificado digital, aprendeu a emitir as notas fiscais eletrônicas e aprovou a novidade da Copacol. “Agora estou muito mais tranquilo. Quando for colher a soja, posso fazer a emissão pelo celular”. Nos 101 alqueires, Jaime dedica 80 à agricultura. A novidade gerada pela Cooperativa torna o procedimento rápido e prático. “Antes, além do desgaste de ter que buscar as notas na prefeitura, por serem de papel, elas poderiam sujar ou rasgar. Agora tenho todas elas no Aplicativo, sem risco de extravio”.

Integrações
Para os cooperados integrados nas atividades de Aves, Suínos, Leite, Peixes e Ovos Férteis, a emissão da nota fiscal eletrônica também passa a ser obrigatória, porém, todos os documentos serão emitidos pela equipe de integrações da cooperativa. (Assessoria de Imprensa Copacol)

 

Conteúdos Relacionados