Castrolanda inaugura, na sexta-feira, moagem de trigo do memorial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Será inaugurado, às 16 horas desta sexta-feira (28), o sistema de moagem de trigo do moinho de vento do Memorial da Imigração Holandesa de Castrolanda, um conjunto turístico aberto em 2001 e já visitado por cerca de 30 mil pessoas. O moinho, movido a vento, foi inaugurado em 2001 como parte das comemorações do cinqüentenário da chegada dos imigrantes holandeses a Castro. O moinho tem uma potência equivalente que varia entre 45 a 75 CV (Cavalos Vapor), dependendo da velocidade do vento, independente da direção em que sopre. Diferente da maioria dos moinhos existentes no Brasil, que são uma réplica simples dos moinhos holandeses, o de Castrolanda é autêntico e vai produzir farinha de trigo.

Novas áreas no moinho “De Immigrant” – Além do setor de moagem de trigo, serão inaugurados os setores biblioteca, artesanato, “Café Molen” e a área de lazer do moinho que, em homenagem aos imigrantes, recebeu o nome “De Immigrant”. Com a inauguração, os visitantes passarão a ter acesso, a partir de agora, também ao sexto piso, onde está instalado o sistema de moagem de trigo, idêntico aos melhores moinhos de ventos construído na Holanda. O presidente da Associação de Moradores de Castrolanda, Wybe de Jager, disse a associação está buscando as autorizações legais para poder vender aos turistas a farinha produzida no moinho. A farinha será pura, sem os ingredientes industriais que dão maior brancura e durabilidade.

Horários de visitas – Atualmente as visitas ao moinho podem ser feitas às sextas-feiras, aos sábados e domingos, mas a associação está pensando em estender para mais dois dias da semana. O moinho é apenas uma parte de uma estrutura imponente do centro cultural composto por auditório, restaurante, museu biblioteca e área de lazer. Num dos pisos da construção o turista poderá conhecer detalhes históricos e técnicos sobre o moinho e os imigrantes holandeses que, em 1951, se instalaram em Castro, na Colônia Castrolanda, trabalhando de forma cooperativa.

Conteúdos Relacionados