Visita à cooperativa espanhola integra programa de formação de executivos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O grupo que está participando do módulo internacional do Programa de Excelência na Formação de Executivos de Cooperativas visitou, na tarde dessa terça-feira (29/10), a Castell d'Or, cooperativa dedicada à produção de vinhos e espumantes, em Vila-rodona, município da província de Tarragona (Espanha).
A vinícola é patrimônio de uma das primeiras cooperativas fundadas no final do século 19. Atualmente, agrega um total de 16 cooperativas, representando mais de 2.200 famílias camponesas que trabalham na produção. O grupo foi recepcionado por Jordi Amell, principal CEO da Castell d'Or, que contou a história da cooperativa e falou sobre a produção de vinhos e espumantes.
Tendências
No período da manhã, o professor Adrián Caldart, do Iese Business School, fez uma apresentação destacando a missão da organização e os objetivos do programa de formação. Em seguida, teve início a aula sobre Tendências que afetam o ambiente empresarial europeu e mundial.
O professor falou das tendências globais de impacto econômico, político e sociocultural que estão em alta, detalhando cada uma delas e levando os alunos a refletirem sobre transformação digital, sustentabilidade e ESG, retrocesso econômico do Ocidente, nova bipolaridade USA-China, o novo consumidor e o novo trabalhador e o incremento da regulamentação estatal e regional.
Inteligência Artificial
Outro tema abordado foi Inteligência Artificial, em aula ministrada por Josep Valor, professor do departamento de sistemas de informação do Iese Business School. Ele falou sobre os primeiros passos da IA, seus sistemas de bifurcações, suas implicações e seus benefícios. No período da tarde, estão sendo realizadas atividades de estudos em grupo para depois retornarem à plenária para as últimas aulas do dia. O grupo segue a programação sendo acompanhado pelos consultores do Iese do Brasil: Felipe Ornellas, Pedro Belisário, Daniele Hernandes e Pedro Gonçalves.