Unimed Cascavel avança na trilha ESG com o módulo 1 do Programa ESG+Coop
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos dias 24 e 25 de outubro, o Auditório Jacarandá, na sede da Unimed Cascavel, tornou-se ponto de convergência entre estratégia, propósito e futuro. Lideranças e colaboradores da cooperativa mergulharam no módulo 1 do Programa ESG+Coop, uma iniciativa do Sistema Ocepar em parceria com a Unimed Cascavel e a PUCPR, dedicada à Trilha de Governança — o primeiro passo de uma jornada que promete integrar, de forma sistêmica, a gestão ambiental, social e corporativa no cotidiano da cooperativa.
O encontro foi um espaço de reflexão e reconstrução, com a proposta de transformar conceitos de sustentabilidade e governança em práticas efetivas, capazes de gerar valores reais e duradouros.
Ponto de partida
“Este ano, nós conseguimos incluir no nosso Planejamento Estratégico esse módulo de ESG da Ocepar, que é um conteúdo bem extenso e robusto. Apesar de a gente já ter muitas políticas de sustentabilidade, era muito com um ‘olhar de casa’. Com essa consultoria, vamos implantar de maneira mais eficiente toda a sustentabilidade. É um tema que está no DNA da nossa cooperativa, mas certamente temos vários pilares que podemos melhorar”, avaliou a médica Michelle Varaschim Garcia, diretora de Controladoria da Unimed Cascavel.
O relato de Michelle evidencia o que o programa se propõe a fazer: levar o ESG para além das intenções, transformando-o em um método de gestão que permeie decisões, comportamentos e resultados.
Colaboração coletiva
A condução do módulo ficou a cargo da consultora de Sustentabilidade Fernanda Feder Paraná, que trouxe uma abordagem prática e reflexiva sobre o papel de cada colaborador na construção de uma cultura ESG. “O principal é cada pessoa entender, dentro dos próprios processos de trabalho, como é que ela pode agregar valor às questões sociais e ambientais. É o desafio de perceber que, independentemente de cargos ou áreas, a gente sempre tem oportunidades e riscos. Então, olhar para esses riscos pelo viés da sustentabilidade é ir além do risco financeiro; é olhar para além disso e notar como a ação que determinada área está desenvolvendo pode gerar um impacto que vai além do negócio”, pontuou Fernanda.
A consultora destacou ainda a importância do olhar humano dentro da governança: “Até mesmo as condições de trabalho fazem parte do ESG, a exemplo da NR1, que trata das questões de saúde mental e emocional no ambiente de trabalho. É pensar não só nos casos extremos, a exemplo de um assédio, mas até mesmo de pequenas situações quotidianas que podem gerar discriminação, baixa autoestima e outros casos que levam o colaborador a não se sentir pertencente àquele lugar. Ou seja, o ESG é amplo, muito importante, e as empresas precisam se adequar para poderem fazer disso um diferencial positivo no mercado.”
União, força e propósito
Na visão de Rozinha Campos Filha, gerente de Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e ESG da Unimed Cascavel, o maior valor do encontro foi o engajamento coletivo. “Eu vejo esse momento nosso como um ganho importante para a Cooperativa, porque vemos todas as áreas unidas para fazer a construção do ESG além de fortalecer o que já praticamos hoje e levar todo esse aprendizado para os próximos ciclos. Começar pela governança e ter participação da diretoria faz toda a diferença”, destacou.
A prática
Para Brenda Ketlin Teixeira, supervisora de Gestão de Riscos e Compliance da Unimed Cascavel, o desafio é tornar o ESG algo palpável, que se manifeste no cotidiano das operações.
“O ESG é algo global, e é preciso tornar tangíveis essas práticas no nosso dia a dia. A gente já entendeu que o ESG é importante na área da saúde, mas como é que a gente pode trazer isso realmente para o nosso dia a dia? Esse encontro está sendo muito importante para responder isso, alinhando o que a gente já tem e pensando nas próximas práticas, a médio e longo prazo”, afirmou.
Cultura de futuro
O módulo 1 da trilha de Governança do ESG+Coop marca o início de uma transformação que busca consolidar uma cultura viva de ESG, da sala de diretoria às rotinas operacionais. (Assessoria de Imprensa Unimed Cascavel)