Sistema Ocepar lança Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
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O Sistema Ocepar, avaliado com alto grau de maturidade no Programa de Conformidade em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), dá mais um passo para aumentar a segurança em relação aos dados. Com o lançamento da Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, diretrizes de privacidade e proteção foram estabelecidas para nortear as atividades de tratamento de dados pessoais nas três organizações que compõem o sistema.
De acordo com a Gerência de Integridade do Sistema Ocepar, em conjunto com a Política de Segurança da Informação, a nova política estabelece medidas que buscam prevenir e minimizar potenciais riscos à segurança e violações de dados pessoais, além de tratar adequadamente quaisquer incidentes que possam ocorrer conforme estabelecido na legislação nacional.
Como comenta o gerente de integridade do Sistema Ocepar José Ronkoski, o Sistema tem avançado muito no Programa de Integridade, que atua em três linhas de atuação: Compliance, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Auditoria Interna.
“O aspecto chave é a credibilidade que pretende conservar a boa relação com terceiros, como órgãos de controle, poder público, fornecedores e sociedade, evitar danos à imagem das instituições e fortalecer ainda mais a relação com a sociedade”, afirma Ronkoski.
O trabalho tem como propósito de assegurar a transparência, conformidade e integridade nas ações do Sistema Ocepar, garantindo a segurança da gestão.
Em detalhes
Para o analista da Gerência de Integridade e encarregado de dados do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), Tiago Fernandes Gomes, os benefícios desse avanço na segurança dos dados são muitos e têm impactos tanto internos quanto externos.
Segundo ele, quanto mais aumenta a maturidade da empresa no tratamento e proteção dos dados, mais são reduzidos os riscos operacionais e ficam cada vez mais robustos os processos de conformidade que minimizam a exposição a penalidades e os vazamentos de dados e fraudes.
“A medida também amplia o engajamento dos funcionários, com a adoção de boas práticas em privacidade e segurança de dados e ainda promove maior confiança, incentivando a responsabilidade coletiva”, afirma Gomes.
Para fora do Sistema Ocepar, esses avanços ampliam a confiança das partes interessadas e a facilidade em firmar parcerias, bem como promove vantagem competitiva à organização. “A medida reforça a segurança jurídica, mitigando riscos de litígios, investigações e sanções administrativas aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados”, completa.
Avanço
O trabalho para que o Sistema Ocepar chegasse a esse nível alto de maturidade – segundo avaliação Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) - teve início em 2022, quando foi instituído o Programa de Conformidade em LGPD. Desde então, foram criados Comitês de Segurança da Informação e Resposta à Incidentes; nomeados os encarregados de dados; e começou a ser feito o mapeamento dos dados pessoais tratados pelas diversas áreas do Sistema Ocepar. Os funcionários receberam treinamentos específicos para identificar e prevenir riscos relativos ao tratamento de dados pessoais.
Em 2023, com apoio de uma nova consultoria, os controles foram reforçados. Além da readequação do site institucional, com a fixação expressa da política de privacidade ao seu usuário, a Política de Segurança da Informação foi instituída; os contratos de trabalho dos funcionários foram ajustados; e o mapeamento dos dados foi atualizado.
A Política de Privacidade e Proteção de Dados do Sistema Ocepar foi aprovada pela diretoria no último mês de agosto e lançada agora em setembro de 2024.