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Sistema Ocepar lança Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

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sistema ocepar 12 09 2024O Sistema Ocepar, avaliado com alto grau de maturidade no Programa de Conformidade em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), dá mais um passo para aumentar a segurança em relação aos dados. Com o lançamento da Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, diretrizes de privacidade e proteção foram estabelecidas para nortear as atividades de tratamento de dados pessoais nas três organizações que compõem o sistema.

De acordo com a Gerência de Integridade do Sistema Ocepar, em conjunto com a Política de Segurança da Informação, a nova política estabelece medidas que buscam prevenir e minimizar potenciais riscos à segurança e violações de dados pessoais, além de tratar adequadamente quaisquer incidentes que possam ocorrer conforme estabelecido na legislação nacional.

Como comenta o gerente de integridade do Sistema Ocepar José Ronkoski, o Sistema tem avançado muito no Programa de Integridade, que atua em três linhas de atuação: Compliance, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Auditoria Interna.

“O aspecto chave é a credibilidade que pretende conservar a boa relação com terceiros, como órgãos de controle, poder público, fornecedores e sociedade, evitar danos à imagem das instituições e fortalecer ainda mais a relação com a sociedade”, afirma Ronkoski.

O trabalho tem como propósito de assegurar a transparência, conformidade e integridade nas ações do Sistema Ocepar, garantindo a segurança da gestão.

Em detalhes

Para o analista da Gerência de Integridade e encarregado de dados do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), Tiago Fernandes Gomes, os benefícios desse avanço na segurança dos dados são muitos e têm impactos tanto internos quanto externos.

Segundo ele, quanto mais aumenta a maturidade da empresa no tratamento e proteção dos dados, mais são reduzidos os riscos operacionais e ficam cada vez mais robustos os processos de conformidade que minimizam a exposição a penalidades e os vazamentos de dados e fraudes.

“A medida também amplia o engajamento dos funcionários, com a adoção de boas práticas em privacidade e segurança de dados e ainda promove maior confiança, incentivando a responsabilidade coletiva”, afirma Gomes.

Para fora do Sistema Ocepar, esses avanços ampliam a confiança das partes interessadas e a facilidade em firmar parcerias, bem como promove vantagem competitiva à organização. “A medida reforça a segurança jurídica, mitigando riscos de litígios, investigações e sanções administrativas aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados”, completa.

Avanço

O trabalho para que o Sistema Ocepar chegasse a esse nível alto de maturidade – segundo avaliação Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) - teve início em 2022, quando foi instituído o Programa de Conformidade em LGPD. Desde então, foram criados Comitês de Segurança da Informação e Resposta à Incidentes; nomeados os encarregados de dados; e começou a ser feito o mapeamento dos dados pessoais tratados pelas diversas áreas do Sistema Ocepar. Os funcionários receberam treinamentos específicos para identificar e prevenir riscos relativos ao tratamento de dados pessoais.

Em 2023, com apoio de uma nova consultoria, os controles foram reforçados. Além da readequação do site institucional, com a fixação expressa da política de privacidade ao seu usuário, a Política de Segurança da Informação foi instituída; os contratos de trabalho dos funcionários foram ajustados; e o mapeamento dos dados foi atualizado.   

A Política de Privacidade e Proteção de Dados do Sistema Ocepar foi aprovada pela diretoria no último mês de agosto e lançada agora em setembro de 2024.

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