SISTEMA OCEPAR: Estratégias e parcerias são debatidas pelas cooperativas de hortifruti, em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Representantes de sete cooperativas que atuam no setor de hortifruti no Paraná participam, nesta quarta-feira (06/03), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, de encontro para estreitar possíveis parcerias de atuação. O evento faz parte dos 20 projetos do Plano Paraná Cooperativo, o PRC200, planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense, que, agora em 2024, inicia um novo ciclo de ações. O projeto 19 do PRC200 tem como foco o desenvolvimento das cooperativas emergentes. Participam lideranças das cooperativas Cooacol, Clac, Coopaia, Witmarsum, Cooperante, Coopiorti e Coaprocor.
Alianças - O evento foi aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que ressaltou sobre a importância de reunir para uma conversa lideranças dessas cooperativas. “Para que uma cooperativa tenha sucesso é preciso abrir, identificar novos espaços no mercado. Foi o tempo em que produzíamos determinado produto e buscávamos compradores. Hoje precisamos ver o que o consumidor deseja e entregar com qualidade e agilidade. E não basta ter a necessidade se o projeto não for viável, por isso temos que, cada vez mais, pensar em alianças estratégicas para nossos negócios. E hoje é uma oportunidade para vocês discutirem isso”, frisou.
Modelos - O dirigente citou vários modelos que estão sendo realizados com sucesso no cooperativismo paranaense. “Parcerias de intercooperação vale tanto para uma grande, média ou pequena cooperativa, desde que o projeto seja bem planejado e viável. No Paraná temos hoje modelos interessantes de alianças, como a Unium, que reúne as cooperativas de origem holandesas, Frisia, Castrolanda e Capal. Outro projeto é a Maltaria dos Campos Gerais que reúne seis cooperativas e que neste ano será inaugurada como a maior indústria de malte da América Latina. Quem lidera este projeto é a cooperativa Agrária que detém o mercado e precisa da produção de malte. Quem teria 120 mil hectares disponível hoje para poder produzir malte? As cooperativas que estão localizadas nos Campos Gerais e que aceitaram participar deste projeto grandioso. Foi assim que nasceu esta parceria. Poderíamos citar outros exemplos, como a UniTI, central cooperativa que reúne 21 cooperativas paranaenses, e o projeto Suco de Uva, desenvolvido entre as cooperativas Witmarsum e Cooperante”, destacou Ricken.
Programação - A programação contempla a participação do consultor e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tomas Sparano, da apresentação do Projeto Cooperativas Hortifruti, desenvolvido com suporte da Gerência de Monitoramento e Consultoria do Sescoop/PR, e como a iniciativa pode ser inserida do novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC), o planejamento estratégico de desenvolvimento do cooperativismo paranaense, que deverá ser lançado em julho. Também serão abordadas as participações das cooperativas hortifruti em eventos ocorridos no ano passado, como a 40ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (ExpoApras), realizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e debatida a proposta de treinamento preparatório para feiras e eventos prevista para este ano. O evento está sendo coordenado pelo superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, pelo coordenador da Gerência de Monitoramento e Consultoria do Sescoop/PR, Jessé Rodrigues e conta ainda com as presenças do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti e técnicos das áreas de ambas as entidades.