SISTEMA OCEPAR: Diretoria executiva debate PRC200 com as equipes de trabalho

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A diretoria executiva do Sistema Ocepar, liderada pelo presidente José Roberto Ricken, esteve reunida virtualmente, na manhã desta quarta-feira (30/06), com os funcionários, coordenadores e gerentes de todas as áreas, para tratar principalmente sobre o novo ciclo do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), que será lançado no dia 22 de julho, durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses.

Engajamento - De acordo com Ricken, o PRC200 visa promover o desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense e deverá começar a ser executado a partir do mês de agosto, com o engajamento de todos os funcionários da entidade. “Eu convoco a equipe toda a integrar esse processo. É importante que cada um se sinta parte dessa construção. Vamos assumir essa responsabilidade. Nós temos que estar sintonizados para atingir as metas do novo planejamento estratégico”, ressaltou.

Evolução - O presidente do Sistema Ocepar lembrou que a proposta do PRC200 foi apresentada em julho do ano passado, durante o Fórum dos Presidentes, realizado com a presença do governador Ratinho Junior. Desde então, mais de 1.200 lideranças cooperativistas de todo o Estado foram ouvidas e puderam contribuir com sugestões para dar direcionamento ao novo planejamento estratégico do setor e apontar quais devem ser os projetos prioritários. Também foi aberto espaço para que os profissionais do Sistema Ocepar possam opinar e encaminhar suas ideias até o dia 5 de julho.

Mais resultados - Além do faturamento de R$ 200 bilhões, o PRC200 busca outros resultados, como atingir sobras de R$ 10 bilhões, investimento anual de R$ 5 bilhões, quatro milhões de cooperados e 200 mil empregados. O novo plano tem como alicerces a cooperação, a educação e a inovação, contemplado também os aspectos econômico e socioambiental. Já os pilares são: representação e defesa; comunicação e relacionamento, mercado e alianças, gestão e governança e infraestrutura e logística.

Planejamento - Ricken lembrou que tradicionalmente o cooperativismo paranaense tem se desenvolvido com base no planejamento estratégico de suas atividades. “A Ocepar nasceu com a função de coordenar esse processo. No dia 2 de abril de 1971 foram lançados os PICs, Projetos de Integração do Cooperativismo, começando pelo Projeto Iguaçu de Cooperativismo, depois vieram o Norcoop e o Sulcoop, reorganizando as cooperativas por região. A Ocepar foi criada para apoiar e coordenar a execução dos projetos. A nossa função foi determinada em nossa própria origem e estamos dando sequência a esse trabalho. Por isso, eu acredito muito no planejamento estratégico e nós temos que conduzi-lo para que o cooperativismo possa definir os seus rumos”, frisou.

Trabalho presencial - O presidente do Sistema Ocepar informou ainda que, a partir do segundo semestre, a entidade deve retornar paulatinamente ao trabalho presencial, a medida em que os funcionários receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e passarem pelo período recomendado para assegurar a proteção do imunizante. “Vamos voltar aos poucos, com tranquilidade. Estaremos acompanhando a evolução da pandemia, observando as bandeiras estabelecidas pela prefeitura, e iremos reavaliar nossa decisão, dependendo do quadro”, esclareceu. Os funcionários de entidade estão executando suas atividades remotamente desde março de 2020.

 

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