SISTEMA OCEPAR: Diretoria da Ocepar realiza terceira reunião ordinária da gestão 2023/27
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os diretores da Ocepar, eleitos e empossados em Assembleia Geral Ordinária, no dia 3 de abril, para a gestão 2023-2027, estiveram reunidos ordinariamente pela terceira vez, na tarde desta quinta-feira (11/05), virtualmente. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a presidente do Sicoob Unicoob Meridional e diretora da Ocepar, Solange Pinzon Martins, e o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, participaram de Toledo, no Oeste do Paraná, onde está sendo realizado o Encontro das Lideranças Femininas Cooperativistas - Cooperlíder Feminino -, com 450 participantes. No início da reunião, Solange mostrou imagens em tempo real do evento e conversou com representantes de algumas cooperativas, que ressaltaram a importância do Cooperlíder evidenciar o protagonismo feminino, além de proporcionar a oportunidade de trocar experiências e obter mais conhecimento.
Pauta - Depois, os diretores aprovaram a ata da segunda reunião ordinária, ocorrida no dia 19 de abril, em Brasília, e o balancete da entidade, abrangendo dados consolidados até 30 de abril. Eles também concordaram em conceder o registro provisório para a Cooperativa de Transporte RBS, de Rio Branco do Sul. Ela foi constituída em julho de 2022 e possui 23 cooperados. De acordo com o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, o registro provisório tem validade de dois anos e, somente após esse período, a cooperativa poderá obter o registro definitivo, desde que fique comprovado que ela está prestando serviços de forma regular e dentro dos preceitos legais. Foi o que ocorreu com a Cooperativa dos Profissionais em Tecnologia da Informação - Ticoop Brasil, sediada em Colombo e com 70 cooperados, que, nesta quinta-feira, teve a conversão para registro definitivo aprovada pela Diretoria da Ocepar. Por outro lado, a Coopertrapg – Cooperativa de Transporte Autônomo de Ponta Grossa e a Coopermar – Cooperativa de Logística e Desenvolvimento de Marmeleiro, com sede em Francisco Beltrão, tiveram o registro suspenso por não estarem em conformidade com a Lei 5.764/71, que rege as atividades do cooperativismo.
Outros temas - Além disso, os diretores aprovaram o novo organograma do Sistema Ocepar. O presidente Ricken detalhou as mudanças realizadas na organização e, na sequência, fez um relato sobre a reunião ocorrida na segunda e terça-feira (08 e 09/05), em Florianópolis (SC), com lideranças das Organizações Estaduais de Santa Catarina (Ocesc) e do Rio Grande do Sul (Ocergs) e a gerente geral da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Fabíola Nader Motta. Na sequência, foi aberto um espaço para que cada diretor se manifestasse livremente. Na oportunidade, eles levantaram suas preocupações ligadas a diversos temas que impactam diretamente nas cooperativas, como reforma tributária, novas concessões das rodovias paranaenses, Plano Safra, entre outros. Depois, a diretoria tomou conhecimento da Resolução nº 80, do Sescoop/PR, que estabelece o Programa de Apoio à Solução de Desenvolvimento Organizacional das Cooperativas. Uma das novidades é o estabelecimento de critérios para a contratação de serviços de consultoria.
Fórum dos Presidentes - Ricken também apresentou a programação do Fórum dos Presidentes que o Sistema Ocepar vai promover nos dias 15 e 16 de junho, em Foz do Iguaçu, com a presença de dirigentes de cooperativas da Europa. A ideia é possibilitar diferentes oportunidades de parcerias entre o cooperativismo brasileiro e europeu e tratar de modelos de alianças estratégicas e de negócios. O evento terá ainda debates sobre ESG, infraestrutura e logística.
PRC200 - O Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, foi outro item tratado na reunião. Profissionais do Sistema Ocepar fizeram uma breve explanação sobre quatro dos 20 projetos do PRC200 que estão em execução. Eles mostraram o trabalho realizado até o momento e as próximas ações previstas. A coordenadora de Relações Parlamentares, Daniely Andressa da Silva, falou sobre o projeto 1 - Representação Institucional; o coordenador contábil tributário, Devair Mem, discorreu sobre o projeto 2 – Desenvolvimento Econômico e Financeiro; o coordenador jurídico e tributário, Rogério Croscato, apresentou o projeto 3 – Gestão Tributária e Ato Cooperativo, e a coordenadora da área Econômica e de Mercado, Carolina Teodoro, o projeto 4 – Mercados: Qualidade, Sanidade e Competividade.
Participantes - A reunião também contou com a participação do superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, que atualizou as informações sobre o andamento do processo envolvendo as novas concessões rodoviárias paranaenses e comentou sobre o projeto de lei aprovado recentemente no Senado Federal, que trata do Risco Ambiental no Trabalho (RAT), uma contribuição que deve ser recolhida pelas empresas para cobrir custos da Previdência Social em casos de acidentes ou doenças ocupacionais que decorram de riscos presentes no ambiente de trabalho.