Sicredi Paraná organiza quadro social

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Na noite de ontem (24), 150 pessoas se reuniram no salão paroquial da Igreja Matriz de Ribeirão de Pinhal para uma palestra motivacional, proferida por Murilo Augusto Ribas, da Sicredi Central do Paraná. Essa palestra, que se repete três vezes por semana, faz parte de um trabalho de organização do quadro social das cooperativas integrantes do Sicredi em todo o estado, com objetivo de obter a participação consciente de associados nas decisões de interesse do sistema. Iniciado em Capanema, na Sicredi Fronteira, esse trabalho já envolveu mais de 3.000 pessoas em dez cooperativas, e até o final do ano deve beneficiar mais uma dezena de instituições.

Planejamento - A percepção da necessidade de organização do quadro social do Sistema Sicredi surgiu durante o planejamento estratégico das cooperativas que administravam menos de R$ 5 milhões em recursos, embora tivessem um bom potencial de crescimento. A organização do quadro social objetiva identificar líderes autênticos e idôneos, aproximando os associados e comunidade da cooperativa. Essa aproximação dá mais transparência às ações da cooperativa, repercutindo em credibilidade e trazendo subsídios para a tomada de decisões pela cooperativa. Os líderes são escolhidos pelo gerente e diretoria de cada Sicredi e, após treinados, contribuirão para que a cooperativa atue mais eficientemente em defesa dos interesses das comunidades.

Etapas da organização - O trabalho de organização do quadro social é feito em duas etapas: reunião com o conselho de administração para definir e aprovar o projeto da Sicredi Central; reunião com os gerentes dos postos de atendimento para definição das ações e escolha dos líderes comunitários, seis em média em cada município onde há posto de atendimento Sicredi. E em uma cooperativa de tamanho médio são eleitos cerca de 60 líderes comunitários.

Treinamento ? Após escolhidos, os líderes participam de três eventos na sede da cooperativa: o primeiro com objetivo de mostrar o que é o cooperativismo de crédito, como funciona e sua importância; o segundo com objetivo de avaliar, através de relatórios e números, o Sicredi, sua performance e sustentação econômica, com objetivo de dar transparência e segurança aos líderes e comunidade; a última palestra é sobre liderança e objetiva preparar os líderes para sua função, que é de elo de ligação entre cooperativa e cooperados. Por último, a cooperativa realiza reunião com as esposas dos associados para mostrar o que é o Sicredi, a importância da participação da mulher na cooperativa e levar informações sobre artesanato, cursos de confecção de conservas caseiras e palestras de interesse da mulher.

Sicredi Cambará ? O trabalho de organização do quadro social na Sicredi Cambará tem características próprias porque a cooperativa está passando por uma reestruturação, que visa sua padronização e expansão dos negócios. Até o final desta semana a Sicredi Central concluirá as reuniões motivacionais realizadas nas dez cidades sedes dos postos de atendimento, com a participação de um total de 2.800 associados e comunidades em geral. Em seguida iniciará a fase das reuniões nas comunidades de cada município, totalizando cerca de 50 comunidades rurais e urbanas. Nessas reuniões será concluída a escolha dos líderes da cooperativa para cada comunidade.

Conteúdos Relacionados