SESCOOP/PR: Fórum de Organização do Quadro Social discute sucessão familiar e programas para o cooperado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de cinquenta agentes de Cooperativismo do Paraná estão reunidos em Curitiba, participando do I Fórum de Organização do Quadro Social. Promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), o evento tem por objetivo discutir os desafios na sucessão familiar e como as cooperativas podem contribuir nesse processo.  Ao abrir o evento, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, explicou que o Fórum reúne principalmente agentes dos ramos agropecuário e crédito.

Tema relevante - “A finalidade é discutir um tema extremamente relevante para o cooperativismo, que é a sucessão. Esta foi uma preocupação manifestada, inclusive, em pesquisas que o Sescoop Nacional e a OCB fizeram para elencar os temas do 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que acontecerá em maio”, disse. Boesche lembrou ainda que o tema tem aparecido nas falas das lideranças cooperativistas ouvidas no novo planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. “Estamos conversando com as lideranças para formatar o novo PRC, Plano Paraná Cooperativo, e a sucessão tem aparecido muito nas conversas”, comentou.

Cooperativas - De acordo com Boesche, o objetivo do Fórum promovido pelo Sescoop/PR é não apenas discutir os meandros da sucessão familiar mas como as cooperativas podem atuar para auxiliar o processo de transição tanto na propriedade quanto na cooperativa, inclusive nos cargos diretivos. “Decidimos reunir os agentes para começar a discutir e o que fazer e como fazer, se criamos um programa ou desenvolvemos ações focadas. A certeza que temos é que não tem como trabalhar o tema sem capacitação. Por isso, é importante colocar as colocar as pessoas que vivem o dia a dia da formação nas cooperativas e que que têm contacto com os cooperados para nos ajudem a pensar em caminhos e soluções para superar essa principal dificuldade que vem sendo apontada pelas nossas lideranças”, afirmou.

Agentes de Cooperativismo - Na sequência, o gerente de Desenvolvimento Humano, Leandro Macioski, deu as boas-vindas aos participantes, destacando o importante papel que eles desempenham no relacionamento com os cooperados e, principalmente, no levantamento das demandas por formação. “É importante reunir os profissionais que trabalham com quadro social nas cooperativas e que fazem a interface com o Sescoop/PR para que possamos discutir estratégias de como trabalhar temas relevantes para a sustentabilidade das cooperativas”, comentou.

Desafios - Após a abertura, o Fórum prosseguiu com a participação de Mariely Biff, consultora e palestrante em Sucessão e Governança. Com vasta experiência no atendimento a famílias de produtores rurais e empresas do setor nacional, Mariely, trouxe em sua fala as principais barreiras enfrentadas no processo de gestão e sucessão, como falta de confiança o círculo, o conflito geracional, as dificuldades de comunicação, a resistência dos mais velhos em aderir a novas ideias, a predileção ou exclusão, as diferenças de perfis, entre outras. “Mas não existe sucessão se o negócio não estiver profissionalizado. E também se não houver capacitação”, resumiu a palestrante.

Programação - Após o intervalo, o evento prosseguiu com a palestra de Raphael França, sobre direito decisório. Advogado, especialista em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, França trouxe aspectos legais da sucessão. Após a palestra, iniciou-se uma atividade em grupo, coordenada pela instrutora Isabel Bento para a construção do Programa de Sucessão, para Cooperativas do Ramo Agro. No período da tarde, as atividades em grupo continuam, porém, voltadas para a construção de estratégias para os comitês do quadro social: Programa de Formação de Lideranças Femininas e Programa de Formação de Lideranças de Jovens.

FOTOS: Marli Vieira

 

Conteúdos Relacionados