REUNIÃO INSTITUCIONAL: Nosso objetivo é manter o cooperativismo cada vez mais forte, afirma presidente da Nova Produtiva

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O diretor-presidente da Nova Produtiva, Tácito Otaviano Barduzzi Júnior, o superintendente Leonardo Justino Gonçalves, e a coordenadora de gestão de pessoas, Taís Emilene Boscarioli Busíquia, participaram, na tarde de sexta-feira (28/05), da 29ª reunião institucional virtual realizada este ano pelo Sistema Ocepar, com o propósito de apresentar os indicadores econômicos e financeiros da cooperativa. Com sede em Astorga, Norte do Paraná, a Nova Produtiva encerrou 2020 com aumento de 5,69% no faturamento, que somou R$ 701,8 milhões, contra o valor de R$ 664,1 milhões atingidos no ano anterior. O exercício também foi finalizado com 2.492 cooperados e 337 funcionários.

Desmembramento - “É importante ressaltar que os números apresentados hoje são referentes à Nova antes do desmembramento. Hoje estamos numa situação bastante diferente”, afirmou Júnior, na abertura do encontro. Ele lembrou que, no segundo semestre do ano passado, a cooperativa passou por um processo de desmembramento, com assessoria do Sistema Ocepar. Atualmente, a Nova Produtiva responde apenas pela indústria de processamento de cana de açúcar e está com planos de expandir os negócios, com objetivo de produzir etanol de milho.

Coanorp - As demais atividades, como recebimento de grãos, assistência técnica, a venda da produção agropecuária e de insumos, entre outras, estão a cargo da Cooperativa Agropecuária Norte Paranaense (Coanorp), constituída em 28 de agosto de 2020, que está prestando atendimento aos cooperados que eram da Nova Produtiva, em parceria com a Cooperativa Cocamar. “Daqui para frente vamos dar um outro rumo, um outro cenário para a Nova Produtiva e para a Coanorp”, ressaltou. “O importante em todo esse processo é dar continuidade ao cooperativismo, para que ele se mantenha cada vez mais forte na nossa região, de confiança e prestando serviço de qualidade para o produtor. Isso tem que ser preservado”, afirmou.

Programação - A reunião institucional com a Nova Produtiva foi coordenada pelo superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que colocou o Sistema Ocepar à disposição para atender as necessidades da cooperativa. O coordenador de monitoramento, João Gogola Neto, apresentou os números consolidados do cooperativismo paranaense e do ramo agropecuário, referentes à 2020. O analista Jessé Rodrigues fez a explanação dos indicadores da Nova Produtiva e dos comparativos com outras cooperativas paranaenses do mesmo ramo e região. Já o coordenador de Desenvolvimento Técnico, Sílvio Krinski, discorreu a respeito do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o novo planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. O encontro foi ainda acompanhado pela gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira, coordenadores de área e analistas.

 

Conteúdos Relacionados