RAMO SAÚDE I: Unimed Londrina, 40 anos e de olho no futuro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Unimed Londrina completa 40 anos com uma carteira de 160 mil clientes, colocando-a entre as 50 maiores operadoras de planos de saúde do Brasil dentro de um universo de pouco mais de mil operadoras e atingindo 60% de participação no mercado. O faturamento no ano de 2010 foi superior a R$ 350 milhões, um crescimento de 11% em relação a 2009, taxa que tem se mantido nos últimos três anos. O número de médicos cooperados chegou a mil, sendo que, em 1971, quando iniciou as atividades em Londrina, a Unimed Londrina contou com 57 médicos pioneiros. Colaboradores - antes 10 - passaram para 400.
Futuro - Para o futuro, os planos são abundantes. A cooperativa de saúde planeja chegar a R$ 500 milhões de faturamento em 2014. Alcançar este número representa aumento, ano a ano, de pelo menos 5% na carteria de clientes, o que significa, em três anos, crescimento entre 18 mil e 20 mil vidas até atingir a faixa dos 180 mil clientes. ''Do ponto de vista econômico, temos todas as garantias financeiras consolidadas formadas dentro do altíssimo grau de exigência da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Temos base sólida para continuar crescendo'', garante o médico Issao Udihara, atual presidente da Unimed Londrina. Novos negócios também estão inclusos no planejamento. Diante dos desafios da saúde pública e suplementar, a cooperativa tenta se reinventar para atender as necessidades dos clientes. A alta dos preços de medicamentos e materiais e do custo hospitalar é, para Udihara, um dos principais desafios a serem enfrentados hoje.
Plano odontológico - Para 2011, a operadora de planos de saúde faz projetos para incrementar o rol de serviços oferecidos. Entre eles está o plano odontológico que, de acordo com Issao Udihara, presidente da Unimed Londrina, é uma demanda sentida por parte dos clientes, além de apresentar grande potencial de crescimento. ''Estamos em fase final de elaboração do plano de odonto para poder oferecer como mais uma opção para o cliente e para a sociedade'', afirma. O serviço, conforme a Unimed Londrina, será oferecido assim que houver número suficiente de profissionais credenciados para atender a carteira de clientes da operadora. A meta é lançar o plano ainda este ano.
Intercâmbio - Em 2011, a Unimed deseja ainda aprimorar o atendimento com foco na atenção primária à saúde por meio de intercâmbio com a Cambridge Health Alliance, dos Estados Unidos, para a formação de um grupo inicial de médicos neste tipo de atendimento com professores que também atuam na Universidade de Harvard. ''O atendimento primário à saúde é cuidar da pessoa não como órgãos ou segmentos, e sim como um todo. Entendendo que se trata de um ser humano que deve primariamente ser acompanhado com foco na prevenção de doenças, e não no tratamento. Se a gente consegue fazer isso, os custos e as mensalidades do cliente são menores e a satisfação dos médicos é maior'', define Udihara.
Governança cooperativa - Outro projeto para 2011 toca a administração: a ampliação da governança corporativa na cooperativa, que tem como objetivo, segundo Udihara, aumentar a participação dos cooperados no dia a dia da gestão, em parceria com o ISAE/FGV. ''Acredito que a medicina do Brasil vai continuar tendo sua suplementaridade. Não existe uma única solução para a saúde. Isso é fato. A saúde é crítica, e acho que o cooperativismo médico é uma das soluções'', acrescenta Udihara.
Projetos concretizados - Entre os projetos recentes concretizados pela Unimed Londrina estão: 1998: DOM - Serviço de atenção para internação e acompanhamento domiciliar; 2002: Unidade de Medicina Preventiva; 2005: SOS - Unidades de UTIs móveis para atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. Inclui serviço de remoção aérea; 2008: Clínica Multiprofissional - dentro da Unidade de Medicina Preventiva, oferece atendimento com nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo; 2009: Clínica de Vacinas; 2009: Unidade de Tratamento Oncológico (anexo ao Instituto do Câncer). (Folha de Londrina)