Projetos de CCQ trazem melhorias para processos da Agrária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No Seminário de Gestão 2025 da Agrária, os colaboradores puderam conhecer os projetos de CCQ – Círculos de Controle de Qualidade com as melhores avaliações durante o ciclo 2024/2025. Os grupos de CCQ são formados por colaboradores de uma ou mais áreas. Eles têm como objetivo encontrar oportunidades de melhorias nos processos usados no cotidiano e desenvolver soluções que tragam ganhos para cooperativa, sejam eles em qualidade, saúde e segurança, meio ambiente, produtividade ou financeiros.
Hoje, são 49 grupos de circulistas, que reúnem mais de 300 colaboradores e contemplam 31 áreas da cooperativa. Neste último ciclo, 58 projetos foram desenvolvidos e 18 concluídos até o mês de maio. Na fase final, 15 grupos apresentaram suas iniciativas para uma comissão formada pelos gerentes da Agrária. Foram premiados os cinco melhores projetos operacionais e o melhor projeto administrativo. “Trabalhamos há muitos anos com os Círculos de Controle de Qualidade e sempre nos surpreendemos com as boas ideias dos colaboradores. É uma prática que reforça nossos valores ao incentivar a cooperação e ainda uma oportunidade para identificarmos lideranças, já que muitos colaboradores se destacam pela sua atuação à frente dos projetos”, comentou o superintendente Agrícola e Social da Agrária, André Spitzner.
Pelo segundo ciclo consecutivo, o primeiro lugar entre os projetos operacionais ficou com o grupo Inovação, que atua na Agrária Óleo e Farelo. O projeto apresentado diminuiu o uso de energia térmica durante o processo produtivo. A ação ocasionou a diminuição no uso de matérias primas, o que levou a economia financeira, sem, em qualquer momento, prejudicar a qualidade do produto. “Temos focado em projetos que tragam melhorias para a indústria e para comunidade que nos cerca, vindo ao encontro do Planejamento Estratégico da Agrária, que tem a sustentabilidade como base”, explicou Everton Dorigue, supervisor de produção da unidade industrial e líder do grupo.
O projeto Adequação de Pagamentos via Vale Pedágio, executado pelo grupo Expresso da Melhoria, foi premiado na categoria administrativa e obteve a maior nota entre todas as iniciativas referentes ao ciclo 2024/2025. Em 2023, a equipe iniciou as pesquisas para otimizar o pagamento de pedágio referente às suas cargas, adaptando o processo aos critérios legais.
Mais do que encontrar uma empresa que fornecesse cartões ou tags para operacionalizar esse pagamento, a equipe precisou avaliar os gastos mensais da Agrária com pedágio, estudar e cadastrar todas as rotas realizadas pelos caminhões com cargas da Cooperativa e adequar as tabelas de frete. “Adequamos o processo ao exigido pela legislação e ainda conseguimos economizar dinheiro. Com o uso das tags temos um desconto de 5% no pagamento dos pedágios. Além disso, adequamos esse pagamento pela quantidade de toneladas que cada veículo consegue transportar, o que trouxe mais ganhos financeiros”, afirmou Antônio Carlos Cúnico Neto, especialista de Logística e um dos circulistas do grupo. (Assessoria de Imprensa Agrária)