Presidentes das cooperativas agro do estado se capacitam para conquistar novos mercados
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
O Sistema Ocepar está retomando o programa de formação dos presidentes eleitos das cooperativas agropecuárias do Paraná. O objetivo da iniciativa é desenvolver uma gestão ainda mais profissional, inovadora, sustentável e pronta, com estratégia, para conquistar cada vez mais mercado, tanto dentro quanto fora do país.
As atividades começaram nessa quinta-feira (19/09) e seguem nesta sexta-feira (20/09), com um público de 30 líderes no Hotel NH The Five, em Curitiba. Depois de palestra sobre desenvolvimento de líderes e meta competências, com o argentino Pablo Heinig, os presidentes se reuniram com o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Carlos Beal, para falar sobre as oportunidades no varejo.
Como afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR) já realiza 14 mil eventos de formação e chega a ter 60 pós-graduações destinadas para todos os públicos das cooperativas do estado.
“Agora, porém, o público é bem específico. São os comandantes, os líderes do cooperativismo. A gente tem que mostrar para eles o que existe de melhor e mais moderno em comando e liderança”, comenta.
O Sistema Ocepar já teve um programa de formação voltado aos presidentes das cooperativas. Porém, foi interrompido com a pandemia de Covid-19. “Agora estamos voltando a focar no mercado, em liderança e em oportunidades. Pretendemos, em cada ano, estar em um continente, a começar pela Europa, onde queremos desenvolver parcerias com as cooperativas locais. Para isso, teremos eventos de formação preparatórios e eventos in loco”, diz Ricken.
Solange Pinzon Martins hoje é vice-presidente da Central Sicoob, mas presidiu, por nove anos, a Sicoob Meridional. Sobre a iniciativa da Ocepar de promover as formações, ela diz que a instituição está cumprindo seu papel de capacitar os entes. “Os presidentes das cooperativas, principalmente agropecuária, precisam sair do seu espaço e ver o que está acontecendo no mundo”, diz.
Para ela, uma capacitação como essa faz toda diferença já que a intercooperação é grande. “Eu sou do ramo do crédito, mas intercooperamos muito com as cooperativas agro. Elas representam muito no nosso faturamento e, elas crescendo, o crédito cresce e a cadeira toda se desenvolve”, afirma.
Para Luiz Roberto Baggio, presidente da Cooperativa Bom Jesus, é fundamental essa retomada da educação executiva como um projeto de educação continuada. “Tem o objetivo de integrar melhor os executivos com novidades, conectividade e o que o mercado e o mundo oferecem em termos de conhecimento e gestão”, diz ele. Mais do que a operação, segundo Baggio, a gestão se beneficia na prática com essa formação.
Palestras
Nessa quinta-feira (19/09), o primeiro palestrante foi Pablo G. Heinig, engenheiro eletricista e mecânico, palestrante internacional, consultor de Gestão Sênior e professor da Esade Business School Barcelona. Com os presidentes das cooperativas ele falou sobre a importância do desenvolvimento das 11 metacompetências que a era digital demanda para alcançar um desempenho exponencial.
“Como líderes de grandes cooperativas, não se pode ignorar a tecnologia e as inovações. Tem, sim, que incorporá-las à gestão pensando em desenvolvimento”, comenta Heinig.
Na sequência, em visita à sede comercial e centro de distribuição dos supermercados Festval, o grupo foi recebido pelo diretor e presidente da Apras, Carlos Beal. Em palestra aos representantes das cooperativas agro do estado, ele deu dicas sobre como acompanhar os avanços e inovações do varejo.
“A parceria com a Ocepar, esse intercâmbio com os presidentes das cooperativas, é um trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva, de dar valor agregado e de entender tendências e mudar hábitos”, comenta.
O Paraná, segundo ele, é o estado brasileiro onde o cooperativismo é mais avançado. “Mas o paranaense tem que conhecer ainda mais esse setor. Precisamos levar a produção, a grandeza do cooperativismo, para os lares. Todos temos a ganhar com o padrão de sanidade, qualidade dos produtos das cooperativas”, completa o presidente da Apras.
Serviço
Os desafios e oportunidades para as cooperativas nos mercados seguem tema da formação, na manhã desta sexta-feira (20/09). Além desta primeira palestra, que será com Marcos Troyjo, representantes do Governo do Estado vêm falar com os presidentes sobre planejamento. A programação segue até às 13h30, no Hotel NH The Five.
FOTOS: Cassiano Rosário
Confira mais fotos do evento postadas no Flickr. Clique na imagem.