Ocepar e Fecoopar apresentam resultados e objetivos em reunião de diretoria
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) realizaram, nessa terça-feira (01/04), a reunião mensal de diretoria.
Além dos três superintendentes, Robson Mafioletti, da Ocepar, Nelson Costa, da Fecoopar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, contou com a presença da gerente-geral da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Fabíola Nader Motta.
No início da reunião, foram apresentados o balancete até fevereiro; as estratégias de planejamento e controle dos orçamentos; além do Plano de Trabalho de Auditoria Interna. Também foi debatido o Plano de Metas, com detalhes da metodologia para a avaliação de desempenho.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken destacou os números dos Encontros de Núcleos realizados em março na Lapa, em Mandaguari, Cascavel e Mariópolis, com o propósito de apresentar os resultados obtidos no ano passado e as ações planejadas para 2025 aos cooperativistas. Foram mais de 400 lideranças. “Isso gera um compromisso com a base que é muito importante”, disse.
Ricken listou alguns assuntos que mais engajaram os participantes das reuniões de núcleos cooperativos, como o avanço na certificação do CAR (Cadastro Ambiental Rural), com a criação de uma Superintendência-Geral pelo governo estadual para agilizar os processos; geração de energia; Plano Safra, seguro, intercooperação, entre outros.
Também foram apresentados na reunião de diretores alguns temas no radar do Sistema Ocepar para 2025, como a Reforma Tributária, Créditos de ICMS, eventos em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, legislação e sustentabilidade.
Foi anunciado na reunião o registro de uma nova cooperativa do ramo Infraestrutura no Sistema Ocepar: a Involt, de Cascavel, que atua na área da energia solar.
Articulação nacional
A gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta destacou a parceria de longa data com o Paraná. Segundo ela, a Frencoop está acompanhando de perto as questões de interesse do setor para este ano.
Entre as prioridades estão a COP 30, que será realizada em novembro deste ano em Belém, no Pará. Estão sendo elaborados painéis sobre cooperativismo para compor a programação, e Embrapa terá um espaço para mostrar tecnologias do agro brasileiro, aberto para as cooperativas mostrarem seu trabalho. Além disso, a OCB está em negociação para ter um espaço específico para levar cases do cooperativismo. “É uma oportunidade de colocar o cooperativismo brasileiro em pauta”, avalia.
Outros assuntos
A pauta do encontro incluiu ainda a participação da Ocepar e das cooperativas paranaenses na 42ª Expoapras (Feira e Convenção Paranaense de Supermercados), que acontece em Curitiba entre 22 e 24 de abril; e o programa Internacional de Presidentes e dos Diretores da Ocepar e Fecoopar de 2025.
FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar