Gestão inovadora com foco no mercado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

frimesa 29 05 2025A Frimesa entra em um novo ciclo de crescimento com uma gestão inovadora, focada em agilidade, sustentabilidade e geração de valor para toda a cadeia produtiva.  

Em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico, a Frimesa – uma das maiores empresas do setor de proteína animal no Brasil e a quarta maior no segmento de suínos – iniciou o ano com um passo decisivo rumo ao futuro: a adoção de um novo modelo de gestão, mais moderno, integrado e orientado para resultados.

A reestruturação reflete o compromisso da Frimesa em se manter na vanguarda do setor, adaptando-se rapidamente às dinâmicas do consumo e às inovações tecnológicas. Com essa nova abordagem, a cooperativa busca otimizar seus processos, agilizar a tomada de decisões e fortalecer sua capacidade de resposta às necessidades de seus clientes e consumidores.

Com 47 anos de história, a Frimesa sempre foi reconhecida por sua solidez, planejamento estratégico e compromisso com a cadeia produtiva. A reestruturação reflete a maturidade da cooperativa e a disposição de evoluir sem perder a essência. “A habilidade de se ajustar rapidamente ao mercado tornou-se um imperativo estratégico. Estamos incorporando na nossa equipe profissionais alinhados às exigências do presente, para garantir que nossa missão continue sendo cumprida com excelência e foco em valor para as cooperativas filiadas e para a sociedade”, diz o presidente executivo Elias José Zydek.

A mudança vem em um momento crucial para a empresa, que traçou um plano ambicioso: dobrar seu faturamento até 2032, alcançando R$ 15 bilhões, e aumentar sua capacidade de produção para 23 mil suínos industrializados por dia. Para atingir esse marco, a Frimesa está se inspirando nas práticas de governança e gestão adotadas pelas líderes globais do setor de alimentos.

Os primeiros resultados já demonstram o impacto positivo dessa mudança. No primeiro quadrimestre de 2025, a Frimesa alcançou um faturamento de R$ 2,37 bilhões — um crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho operacional também melhorou significativamente, reflexo direto do aumento nas vendas e da valorização dos preços no mercado de carnes.

A nova estrutura organizacional reduziu as divisões da empresa de quatro para três – Operações, Administrativa Financeira e Comercial – e reorganizou o organograma com foco na fluidez dos processos e na tomada de decisões mais rápida e estratégica.

Divisão Comercial: Com foco em uma gestão orientada para o mercado, essa divisão teve o maior impacto, incorporando a área de marketing. Sob a liderança do novo superintendente comercial, Rodrigo Fossalussa, que se uniu à Frimesa em janeiro, a missão é entender os movimentos do mercado e da concorrência, conduzir o time comercial por uma cultura de metas e fortalecer a marca. A divisão também terá o desafio de implementar uma área comercial corporativa em São Paulo, visando aumentar de 14% para 30% a participação das vendas da Frimesa no estado até 2030, fortalecendo a marca no mercado interno (70% das vendas) enquanto a exportação (30%) complementa.

Divisão de Operações: Resultante da unificação das antigas divisões Industrial e Logística Integrada, essa mudança busca maior eficiência e sinergia. Liderada por Marcelo Rodrigo Cerino, a divisão integra as áreas industriais de lácteos e carnes, PDI – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, engenharia, supply chain e logística. O redesenho organizacional cria as condições necessárias para um crescimento planejado, otimizando processos, reduzindo desperdícios e aprimorando a utilização de recursos.

Divisão Administrativa Financeira: Sob a liderança de Carlos Alberto Pereira, essa divisão tem como missão ser o suporte ao crescimento da Frimesa, garantindo processos administrativos atualizados, gestão financeira eficiente e a disponibilização de profissionais qualificados. A área é responsável por Finanças, Gente & Gestão (antiga Gestão de Pessoas), Controladoria, Tecnologia da Informação (TI), Pricing, Custos e Produtividade. 

Sobre a Frimesa

Fundada em 1977, a Frimesa é uma cooperativa central paranaense que atua nos segmentos de carne suína e derivados, leite e produtos lácteos. Com forte presença nacional e crescente participação no mercado externo, a empresa se destaca por sua atuação sustentável, modelo cooperativista e compromisso com a qualidade, inovação e desenvolvimento da cadeia produtiva. Em 2024 o faturamento da empresa chegou a R$6,5 bilhões. (Assessoria de Imprensa Frimesa)

Conteúdos Relacionados