FÓRUM DOS PRESIDENTES V: Ênfase nas práticas de ESG favorece competitividade das cooperativas, diz Marcos Fava
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A exigência crescente sobre as empresas para que considerem aspectos ambientais, sociais e de governança favorece a competitividade das cooperativas. A conclusão é do professor da Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves. Em palestra durante o Fórum dos Presidentes do Sistema Ocepar, realizada na tarde de 22 de julho, por meio de videoconferência, ele afirmou que a ênfase do mercado nas práticas de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança) é uma boa notícia para o setor cooperativista. “O modelo de negócios do cooperativismo já adota práticas de sustentabilidade social e ambiental, com qualificação contínua de sua gestão, muito antes de se falar em ESG. Quanto mais visibilidade se der a esse trabalho, maior será o destaque das cooperativas”, afirmou.
PRC200 - Na opinião de Fava Neves, os objetivos do PRC200, o novo ciclo do planejamento estratégico das cooperativas do Paraná, são factíveis e partem de pressupostos realistas de expansão. “É um plano que responde às perguntas cruciais ao exercício de planejar: onde estamos? Para onde vamos? Como chegar lá e como fazer acontecer? Não tenho dúvidas de que o dinamismo, a união e a garra farão o cooperativismo paranaense alcançar as metas previstas no PRC200”, ressaltou.
Ativos intangíveis - Segundo o professor, algumas características do cooperativismo do Paraná são ativos intangíveis valiosos e que precisam ser preservados. “A história e a cultura organizacional das cooperativas é linda e deve estar presente e engajar a todos no sistema, sejam cooperados, gestores ou funcionários”, disse. “Um fator essencial para a concretização do PRC200 é ter a obsessão em criar valor compartilhado, entregando soluções e margem aos cooperados. Com um comportamento inovador, buscando a excelência e antevendo mudanças futuras, o cooperativismo pode obter amplas vantagens competitivas”, concluiu.
Apresentação – Saiba mais da apresentação do professor Marcos Fava aqui.