Fórum de ESG reúne cooperativas para avançar no levantamento e certificação de boas práticas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Fórum de ESG, promovido pelo Sistema Ocepar, reuniu 93 participantes nesta sexta-feira (31/10). Destinado a empregados das cooperativas e dirigentes, o evento teve o objetivo de promover o desenvolvimento e a atualização sobre ESG (Environment, Social and Governance).

A equipe do Sistema Ocepar que atua no Programa ESG+Coop debateu o aprimoramento dos indicadores utilizados para identificar a aplicação dessas práticas e apresentou um projeto de certificação em ESG para as cooperativas, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também foi uma oportunidade para ouvir contribuições dos participantes para o desenvolvimento do programa.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Emerson Barcik, o sistema cooperativista começou a trabalhar com mais intensidade no tema por volta de 2020, nas discussões para estruturação do PRC 200, plano estratégico do cooperativo paranaense. “Ficou evidente a importância do tema nas conversas realizadas junto às lideranças das cooperativas", disse.

O analista técnico Matheus Felipe da Silva recuperou a trajetória dos debates sobre ESG no cooperativismo no Paraná, desde o lançamento do Programa de Formação ESG+ Coop. Em 2022, o Sistema Ocepar organizou um levantamento de maturidade do cooperativismo com relação a práticas de ESG em vários indicadores. O analista apresentou os dados aos participantes.

No ano passado, a entidade disponibilizou um manual específico para as cooperativas com orientações sobre o tema. “Além da formação, da mentoria e do manual, temos indicadores para monitoramento das práticas e estratégias para comunicação do que tem sido feito”, explicou.

Agora, os próximos passos do programa são atualizar o diagnóstico para identificar a evolução do setor e publicar, em 2026, um material para divulgar as boas práticas em ESG das cooperativas. “Esses dados podem dar subsídio para mostrar o que o cooperativismo vem fazendo e identificar oportunidades de avanço e melhoria. A contribuição de vocês nos ajuda a ser mais assertivos na aplicação dos recursos e ter ações mais efetivas”, finalizou Barcik.

Participação

O gerente de Monitoramento e Consultoria do Sescoop/PR, João Gogola Neto, falou sobre o engajamento das cooperativas no tema. “É gratificante ver esse projeto crescer de forma estruturada. Agradecemos as cooperativas por terem topado esse desafio e avançado conosco”.

Conteúdos Relacionados