Fecoopar tem contas aprovadas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (12/12), em Curitiba, a diretoria executiva da Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar) fez a apresentação das Demonstrações Contábeis (até 30/11/24) para o Conselho Fiscal da entidade. A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Ocepar e da Fecoopar,José Roberto Ricken. Participaram presencialmente os conselheiros Nelson Andre de Bortoli (Sincoopar Sudoeste), Elias José Zydek (Sincoopar Oeste), Marcos Antonio Trintinalha (Sincoopar Transportes e Sincoopar Noroeste) e Marli Madalena Perozin (Sincoopar Saude). O coordenador do Conselho, João Francisco Sanchez Filho (Sincoopar Norte) que participou virtualmente.

Na mesma reunião, foram apresentados os números referentes à Arrecadação Confederativa 2024 e as informações relativas ao Acordo Coletivo 2024/2025 dos funcionários da Fecoopar. A reunião foi acompanhada pelo auditor externo Juacir João Wischneski.

Representação sindical 

Durante a reunião, o presidente do Sistema Ocepar detalhou aos conselheiros a atuação da Fecoopar na representação dos sindicatos patronais que representam as cooperativas. “Muitos desses são pequenos, ficam no interior do Paraná e não têm estrutura. Por isso, todo esse trabalho de representação realizado especialmente nas convenções coletivas de trabalho é feito pela Fecoopar”, explicou Ricken. Ele frisou também que foi a Fecoopar quem viabilizou a criação do Sescoop/PR, o S do cooperativismo que investe em formação e qualificação profissional para o aperfeiçoamento técnico dos colaboradores das cooperativas e de seus cooperados.

“Antes, as cooperativas contribuíam com 2,5% da folha de pagamento para os outros "S"s[referindo-se às entidades do Sistema S], de outros setores, e não havia um investimento específico no cooperativismo. Desde que criamos o Sescoop, esse recurso é investido em nosso setor. Realizamos mais de 15 mil eventos de qualificação por ano, entre treinamentos, especializações, mestrados e doutorados para melhorar a formação de nossos quadros”, informou.

Outro papel fundamental da Fecoopar, destacado por Ricken, é a atuação da federação no G7, o grupo das entidades representativas do setor produtivo do Paraná. “O G7 participa ativamente da defesa das categorias econômicas, reunindo as federações do comércio, indústria, transporte, agricultura, cooperativismo, entre outras, em questões relacionadas à política econômica e infraestrutura, por exemplo”, pontuou.  

Conteúdos Relacionados