ELICOOP JOVEM: Encontro reúne liderança jovem das cooperativas do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Jovens cooperativistas do Paraná estão reunidos em Curitiba, nesta quinta e sexta-feira (dias 15 e 16/04), para o Encontro da Liderança Cooperativista - Elicoop Jovem. O objetivo é promover a integração entre os participantes e formatar o XIX Jovemcoop 2010, encontro estadual da juventude cooperativista do Paraná que acontecerá nos dias 22 e 23 de julho. Isto significa que os integrantes do Elicoop Jovem têm a missão de decidir sobre a cidade que será a sede da edição deste ano Jovemcoop, local, horário, programação e demais detalhes do principal evento do Sescoop/PR para o público jovem.
Foco na continuidade - "Estão presentes no evento de hoje jovens líderes que participaram da edição do ano passado do Jovemcoop e de eventos anteriores promovidos pelo Sescoop/PR. Priorizamos a participação destes jovens porque a finalidade é que ações tenham continuidade, o que somente acontece se as pessoas envolvidas têm conhecimento desse trabalho e estão engajadas com as propostas. E a participação constante nas atividades permite isso", disse o coordenador da área de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Humberto Cesar Bridi, na abertura das atividades do Elicoop Jovem. De acordo com Bridi, a participação dos jovens na formatação do JovemCoop ganhou força há cerca de três anos. "A crescente participação no evento demonstrava mais maturidade e interesse dos jovens em relação ao que é o cooperativismo. Entendemos, então, que eles já tinham capacidade para decidir sobre os rumos dos encontros futuros e passamos a envolvê-los na formatação do evento, trabalho até então feito pelos profissionais do Sescoop-PR", revelou.
Atenção aos detalhes - "Vamos resgatar os pontos positivos do evento do ano passado, analisar o que pode melhorar e visualizar o que se espera para este ano. Em resumo, vamos desenhar o próximo evento e discutir como fazê-lo", disse Rafael Giuliano, pesquisador e empreendedor, que coordenou as atividades durante o Elicoop Jovem. Em meio a atividades lúdicas, os orientadores trabalharam temas como liderança, foco, planejamento e organização.
Cooperativismo - Já o tema cooperativismo e sustentabilidade foi abordado pelo gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche, na palestra "Cooperativismo Sustentável - Nós Podemos, Nós fazemos". Boesche iniciou sua explanação questionando sobre os motivos que levam uma pessoa a associar-se a uma cooperativa. "As respostas dos jovens mostraram bastante conhecimento em relação aos objetivos do cooperativismo e, principalmente, noção de que atualmente há um desequilíbrio entre a dimensão social e a dimensão econômica das cooperativas, ou seja, as pessoas estão buscando o cooperativismo muito mais em função de interesses próprios do que visando o benefício coletivo. Por isso a preocupação em ampliar os debates em torno do que o cooperativismo sustentável, pois precisamos reverter esta situação em que o interesse individual prevalece sobre o coletivo. Como vamos fazer isso? Não sei... mas só tenho uma fórmula: trabalhando e trabalhando", disse Boesche.
Cooperar e competir - Segundo ele, uma das principais questões que devem ser esclarecidas nesta busca é que cooperação e competição podem andar juntas e que, na verdade, elas se complementam. Além de explicar a diferença sobre o que é cooperar e o que é competir, Boesche ressaltou que cabe a cooperativa equilibrar estas duas forças. "Competir e cooperar, pode até parecer que estas ações são conflitantes e até excludentes, mas necessariamente não é isso o que acontece. Muitas vezes, elas são complementares, uma depende da outra. E o papel de cada um dos envolvidos no cooperativismo é estimular cada vez mais a cooperação para que se possa criar uma geração diferente, mais cooperativa, que não deixa de competir, mas que faz isso buscando um equilíbrio. Precisamos dessa geração, porque temos um mundo para cuidar. Queremos uma realidade melhor, e para isso temos que equilibrar as duas forças. Não adianta lutar contra a competição, tentar eliminá-la, porque isto é impossível. O que temos que fazer é fortalecer a cooperação, reforçar os seus conceitos, plantar essa sementinha que, no futuro, ajudará a criar uma e uma sociedade mais igualitária, mais humanizada", destacou.