COCAMAR I: Começa a 5ª turma de certificação de conselheiros cooperativos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Teve início, na quinta-feira (27/05), com 40 participantes, a quinta turma do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos, abrindo a oportunidade de capacitação de produtores cooperados para que futuramente possam compor os conselhos da Cocamar.
Carga horária - A realização é uma parceria entre Cocamar, Instituto Superior de Administração e Economia (Isae)/Curitiba e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). As aulas, que vão até maio de 2022, com 144 horas no total, são ministradas por especialistas do Isae.
Objetivo - Aprimorar e desenvolver competências dos membros integrantes dos Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo, ou de cooperados que tenham interesse em participar, é o objetivo do programa, permitindo a eles uma visão estratégica e fortalecendo os conhecimentos sobre suas atribuições e responsabilidades.
Módulos - O conteúdo prevê módulos com os seguintes temas: Autogestão, Direito Cooperativo, Gestão Econômico-Financeira, Estratégias de Mercado, Comunicação e Liderança, Análise de Investimentos, Negociação e Gestão de Conflitos, Gestão de Projetos e Governança Cooperativa. Pela primeira vez, as aulas vão ser totalmente virtuais, com a duração de 4 horas por dia, às terças e quintas-feiras.
Perfil - Os participantes, que representam 28 unidades de atendimento da cooperativa nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, têm idade média de 42 anos e 11 dos 40 inscritos são mulheres.
A nova turma - Desta vez, diferente das edições anteriores, o grupo é formado em quase sua totalidade, por cooperados e cooperadas que não fazem parte de nenhum dos conselhos.
Compromisso - O gerente de Cooperativismo, João Sadao, comenta que desde 2014, quando o programa começou, mais de 120 cooperados já foram certificados, “o que mostra o compromisso da Cocamar e do quadro de conselheiros em profissionalizar cada vez mais a gestão”.
Aprimorar - Para Sadao, a capacitação contribui também para aprimorar a gestão das propriedades dos cooperados. “Um Conselho é formado pela soma de conhecimentos de seus integrantes e, por isso, o aprendizado deve ser constante para potencializar os resultados e desenvolver novas habilidades, promovendo o sucesso da gestão e a perenidade da cooperativa”, completa. (Imprensa Cocamar)