AGRO: Apesar do impacto climático, produtividade de soja em 23/24 deve ficar estável para cooperados da Frísia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Faltando cerca de um mês e meio para o início da colheita de soja no Paraná, a expectativa é que os cooperados da Frísia na região tenham estabilidade na produtividade. A média deve alcançar 69 sacas por hectare, número próximo das três últimas safras. No estado, são 117,6 mil hectares de área plantada na safra 23/24 pelos cooperados da Frísia, basicamente a mesma do período anterior, que foi de 117,5 mil.
Desenvolvimento - De acordo com o coordenador de Assistência Técnica Agrícola (Astec) Frísia, André Pavlak, a chuva em excesso atrasou o plantio da soja, entretanto, no geral, a cultura está se desenvolvendo dentro da normalidade.
Detalhes - “A gente veio de uma safra boa de produtividade, que foi a 22/23, agora, por outro lado, foi uma safra de comercialização onde a expectativa era alta, mas acabou não se consolidando. Para esta safra, ainda tem bastante detalhe do ponto de vista produtivo que merece atenção, para entendermos como será lá na frente. Mas, de maneira geral, é positivo”, explica Pavlak.
Redução de área - Nesta safra, houve uma redução de 11% da área de milho primeira safra dos cooperados do Paraná, devido à perspectiva de rentabilidade do grão. Assim, houve uma migração para a soja. Os maiores municípios produtores de soja com cooperados da Frísia são Carambeí, Tibagi e Ponta Grossa, mas em todo o Campos Gerais há produção do grão.
Doenças - “Acredito que, em termos de doença, pelas chuvas, será desafiador, mas o cenário deve ser positivo. Na minha opinião, a maior cautela é em relação ao travamento de custo do produtor, para ele fazer isso de uma maneira consciente e não agregar um risco de comercialização na frente”, destaca o coordenador da Astec Frísia.
Sobre a Frísia - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Assessoria de Imprensa Frísia)
FOTOS: Rafael Piotto