Agrária adere ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Recentemente, o Programa Nossa Conduta, que contempla ações de Compliance realizadas pela Agrária, completou 8 anos. Com o intuito de reafirmar seu comprometimento com a ética nos negócios, a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, e o desenvolvimento da comunidade, a cooperativa aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial.
O movimento, criado pela CGU – Controladoria Geral da União, foi lançado em 2024, e, até o momento, conta com a adesão de pouco mais de 500 organizações em todo Brasil, de diferentes portes e setores econômicos. A Agrária é uma das 36 instituições paranaenses a fazer parte do Pacto. “Trata-se de uma iniciativa de grande importância que fortalece o compromisso da Cooperativa com a condução ética dos seus negócios. É uma manifestação pública que consolida nosso programa de integridade”, explica Alfredo Wendler Junior, coordenador do departamento de Gestão da Governança.
Para aderir ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, as organizações precisam preencher uma autoavaliação. Esse questionário contempla temas relativos à: estrutura interna para ações de compliance e comunicação destas; comprometimento e apoio da alta direção às práticas de integridade; procedimentos gerais que balizem a integridade da instituição (código de conduta e política de conduta); canais para monitoramento de denúncias; medidas de controle; e ações de responsabilidade socioambiental e transparência. “Durante a avaliação percebemos que nosso Programa é bastante aderente aos requisitos listados pela CGU, mas também identificamos oportunidades que podem tornar o Programa Nossa Conduta ainda mais robusto”, comenta Wendler.
Para o Diretor Vice-Presidente da Agrária, Manfred Majowski, a adesão ao movimento mostra a relevância que as práticas de integridade têm para a cooperativa. “A Governança é uma das bases do planejamento estratégico Atitude 5C, que norteia nossas atividades até 2028. Nesse sentido, acreditamos que a ética e integridade são fundamentais em todas as ações que fazemos em prol do crescimento de nossos negócios”, afirma. (Assessoria de Imprensa Agrária)