Zig Koch ministra a primeira aula do curso “Educação do Olhar” para profissionais de Comunicação e Marketing

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a presença de 32 profissionais das cooperativas do Paraná e do Sistema Ocepar das áreas de Comunicação e Marketing, foi realizada, na tarde dessa segunda-feira (14/10), das 14h às 16h, em formato online, a primeira aula teórica do curso “Educação do Olhar”, ministrada por Zig Koch, fotógrafo curitibano com larga experiência na área. O coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, lembrou que há cerca de 10 anos, Zig conduziu um curso de fotografia em Foz do Iguaçu mas que, desta vez, foi apresentado um novo desafio: orientar os participantes sobre como fazer registros utilizando o celular.

Embora esteja mais acostumado em lidar com câmeras e drones, Zig aceitou a proposta e lembrou que os celulares produzem fotos com boa qualidade, especialmente quando não há necessidade de ampliar muito a imagem. De acordo com ele, uma dica importante é pesquisar bem os recursos que o aparelho dispõe para um melhor aproveitamento e buscar informações por meio de tutoriais, que vão ensinar tecnicamente aquilo que você não está conseguindo fazer.

Ele lembrou que a fotografia é uma forma de expressão e comunicação com linguagem própria. Por meio dela, são transmitidas diversas mensagens. Por isso, independente do equipamento que é utilizado, antes de fazer qualquer foto, um ponto muito importante é pré-visualizar a imagem. “Isso é mais importante do que dar o clique. Primeiro, é preciso desenhar a imagem na cabeça. Analisar o ambiente e escolher a lente que irá se adaptar à foto imaginada são outros pontos relevantes”, acrescentou Zig. De acordo com ele, não se deve economizar nos cliques. “Experimente!”, reforçou.

Simplicidade

Segundo Zig, a simplicidade é o segredo para sensibilizar as pessoas que estão apreciando uma foto. Nesse sentido, deve-se enquadrar somente o que interessa nas áreas que despertam maior atenção, segundo a regra dos terços, e os elementos que estão sendo registrados devem dialogar entre si. “Para isso, utilize a composição e a luz. Conheça bem o seu equipamento para obter o melhor que ele pode oferecer e utilize aplicativos na pós-produção antes de postar as fotos”, disse ainda.

Aula 2

Na tarde desta terça-feira (15/10), Zig ministra a segunda aula teórica, em que ele deve reforçar a importância de pré-visualizar a imagem e tratar ainda sobre os recursos dos celulares para fotografia e a pós-produção. Também será abordada a questão da composição dinâmica e do movimento nas linhas da fotografia.

Parte prática

O curso terá ainda dois dias de atividades práticas, cuja programação começa na manhã desta quinta-feira (17/10), com a descida de trem pela Serra do Mar até Morretes, onde acontece o almoço e a visita aos principais pontos turísticos da cidade. Ao longo do trajeto e das visitas, os profissionais farão registros fotográficos. Ao final do dia, o grupo segue para o hotel Camboa, em Paranaguá, onde haverá um bate-papo com Zig sobre os materiais produzidos.

Na sexta-feira (18/10), os participantes fazem uma caminhada às margens do Rio Itiberê e, em seguida, partem para visita ao Porto de Paranaguá, onde também serão produzidas fotografias. À tarde, o grupo retorna de ônibus a Curitiba e, ao final da programação, acontece uma avaliação dos registros fotográficos.

Quem é Zig Koch 

Ricardo (Zig) Koch Cavalcanti é curitibano, arquiteto e urbanista por formação. Atuou na área de 1982, quando se formou pela PUCPR, até 1986. Desde então, dedica-se profissionalmente à fotografia, que já praticava desde os 16 anos de idade. Ao longo de sua trajetória profissional, formou um acervo com mais de 350 mil imagens de diversos assuntos relacionados ao Brasil. Já percorreu os quatro cantos do País e vários países de outros continentes fotografando para as principais revistas brasileiras, entre elas: Veja, Época, Superinteressante, Caminhos da Terra, Viagem e Turismo, Próxima Viagem, Elle, Ícaro, Horizonte Geográfico, Manchete, América, NationalGeographic, The NatureConservancy, Mares do Sul, Tuiuiú e Geográfica Universal. Ministra palestras e cursos em escolas e universidades sobre Educação Ambiental e Fotografia e participa de projetos educacionais e culturais.

Conteúdos Relacionados